MOÇAMBIQUE A TRANSPORTAR

O mundo sobrevive graças ao transporte contínuo de bens e pessoas. Assim se passa desde os primórdios da humanidade.

Em Moçambique é igual. Igual, mas pouco!

Aqui, a originalidade do transporte bate recordes. Tudo se transporta, é certo. A forma de transporte é que é engraçada para quem vê mas dolorosa para quem trabalha. Eis alguns exemplos apanhados pela minha máquina de registos, que ao longo dos tempo foi captando as vivências deste povo.


Chapa 100 expresso






Os "Chapa 100" são o transporte do povo.  A escassez de bens em cada casa é reposta quando o povo se desloca ao meio urbano mais próximo, aproveitando para adquirir tudo o que é essencial. Isto obriga a cargas enormes dentro e fora dos veículos.  
Transporte de passageiros

"Chapa 100" urbano
Quando se assiste a este transporte de passageiros, a nossa mente arrepia-se. 
E as rigorosas regras de circulação rodoviária impostas nos países ditos civilizados? 
E as cadeirinhas para as crianças? E os cintos de segurança? 
O sol e a aragem fresca fazem deste um dos meios de transporte mais desejado. O certo é que são transportadas nestas condições centenas de pessoas diariamente e são muito poucos ou até nenhuns, os que aterram no alcatrão antes da saída desejada!

Tshova - Carrinho 
As deliciosas frutas empurradas ao longo das avenidas moçambicanas por músculos poderosos e que fazem as nossas delicias, têm madrugadas de suor. Percorrem quilómetros estes vendedores para no final do dia contarem uns míseros meticais nos bolsos das suas calças transpiradas e sujas.


Mulher moçambicana

A mulher moçambicana é valente. O seu pescoço e as suas costas equilibram os fardos mais pesados aparentando facilidade e leveza.   

Crianças de Zongoene

E as crianças também trabalham. No interior de Moçambique os fardos são as graças que a natureza dá e que o povo aproveita. Estas crianças transportam o caniço leve para mais tarde construírem as esteiras onde dormem e comem. 

Vendedor de almofadas
Mas nem só as pessoas ou a comida são transportáveis. Quem queira embelezar as suas casas, pode ao longo das avenidas, adquirir esses bens. 

Vendedor de vassouras e baldes
Vendedor multi usos.
Vendedores de helicópteros e carros feitos em lata e arame
Mas a maior característica deste povo, é que apesar das contrariedades e dificuldades da vida, o sorriso no momento de ser fotografado é genuíno, é autentico. Poucos são aqueles que se recusam a deixar-se fotografar. E adoram ver-se nas câmaras sofisticadas daqueles que acham graça à dureza das suas vidas. 

 CSD

Comentários

  1. O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,mas na intensidade com que acontecem.Por isso existem momentos inesquecíveis,coisas inesquecíveis e pessoas incomparáveis.
    Um forte abraço.
    MATS

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares