Poema: A VIDA A ACONTECER

A VIDA A ACONTECER


Movidos pela vida, tudo passa em frente a mim.
Com ou sem alegria,
Com ou sem destino,
Com ou sem ambição,
Vivem a vida.

É a senhora que passeia o cão.
É o vizinho que sai para mais um dia.
É o homem das boas e más mensagens que insiste em trazer o que os outros mandam.
É todo um tipo de negócio,
Todo um trabalho,
Todo um ritmo.
É toda uma gama alta ou baixa que insiste em ir vivendo e se mostrando.

São caras escondidas, frias, acompanhadas de bocas que vão falando a vida, sozinhas.
Por vezes, olhos sorridentes denunciam um momento mais alegre, mas também só.

Que vida é esta, que passa por mim e que me faz pensar sem sentir?

É uma vida sem sol, sem sangue, sem doce.
É uma vida que me obriga, nos obriga, a viver ou ir vivendo.
Obriga-nos a parar a escuridão e impede-nos de admitir a inferioridade face a um rebento de giesta.
Esse, vive sem ajuda, todos os dias, todos os anos e mesmo sem sol, desponta e mostra-nos que é assim que tem de ser.

Tudo passa em frente a mim, obrigando-me a viver.


Carla Sofia Domingues
10 de Dezembro de 2008.

Comentários

Mensagens populares