REPÚBLICA DE CUBA - VARADERO E CAYO BLANCO

 VARADERO E CAYO BLANCO

Playa de Varadero

Após uma noite bem dormida e já recompostos do passeio ao Vale de Viñales foi a vez de seguirmos para Varadero. Desde Havana são 2h45 minutos de viagem na já conhecida empresa Estatal Gaviota. Pelo caminho e conforme informações do nosso guia Joel, fomos testemunhando a presença das fábricas de produção do Rum Havana Club e vivenciámos a experiência da passagem pela ponte mais alta e mais longa de Cuba, de seu nome Puente de Bacunayagua ou também conhecida como Ponte da Sogra! Va-se lá saber porquê! Esta maravilhosa obra de engenharia de 314 metros de comprimento e 100 metros de altura foi inaugurada em 1959 por Fidel Castro e permite atravessar o Valle del Yumurí. É considerada a sétima maravilha da engenharia cubana.   

Puente de Bacunayagua


E chagámos ao paraíso. São 22 km de um litoral de sonho, no mar caribenho, na península de Hicacos e na província de Matanzas. O sistema "All Inclusive" é a opção ideal para desfrutar de uns dias de descanso, num areal branco e num mar tépido. A nossa opção tinha recaído sobre um determinado hotel, mas fomos delicadamente encaminhados para outro! A "falta de vagas" acabou por se revelar uma boa opção. Blau Varadero Hotel, um Eden vertical à beira mar literalmente plantado.

Blau Varadero Hotel

Blau Varadero Hotel

Blau Varadero Hotel 

"Il dolce far niente" é a frase que melhor caracteriza esta passagem por Varadero. Os dias soalheiros e quentes passam devagar num deambular entre as inumeras actividades proporcionadas pelo hotel e o relaxar na praia, onde as ondas quentes e doces nos embalam. Facilmente me habituaria a esta vida! 

Mas, numa dessas actividades conhecemos o animador Juan Manuel, que para nossa grande surpresa decide cantar "A Portuguesa" em plena praia, num português de grande nível. Os estudos de português tidos em Matanzas, apesar de ser com sotaque, deram os seus frutos. Segundo Juan Manuel, ele foi sempre um aluno de quadro de honra na lingua de Camões. Em Cuba, não é só o Ronaldo que é conhecido!    


Playa de Varadero

Mas como nem todos toleram tanto descanso... lá fomos à procura de um pouco de aventura! Embarcámos num catamaran, numa excursão a Cayo Blanco. Numa viagem de duas horas cadenciada pelas ondas do mar, nós e mais umas centenas de turistas, fomos absorvendo o iodo e a vitamina D.

Catamaran a caminho de Cayo Blanco

A primeira paragem foi para interação com golfinhos. Estrategicamente colocada, esta plataforma está preparada para receber grupos de turistas que desejem vivenciar uma experiência única. Este adorável mamífero, irrepreensivelmente treinado, é o rei do show off! Ao comando do treinador, nada em velocidade, de costas ou barriga, deixa-se tocar, dança, bate palmas, canta os parabéns e distribui beijocas. Até pode parecer exploração animal e se calhar até é. Mas confesso que é uma oportunidade única na vida. E foi mesmo muito fixe! 


Interação com golfinhos

E finalmente a playa de Cayo Blanco. Mais uma praia paradisiaca onde eu ficaria até "ao infinito e mais além"! Foi-nos proporcionado um repasto e um tempo para contemplação das maravilhas que o Criador decidiu oferecer ao comum dos mortais.  Isto é único. 

Playa de Cayo Blanco

O regresso a Varadero foi na mesma cadencia, com muita animação e bebidas à descrição. Até o Quim Barreiros deu o seu ar de graça após os animadores terem percebido que a bordo estavam portugueses!! Estes cubanos sabem muito e usam a sabedoria para cativar o turista. Tudo é negócio! Tudo é plata!

E assim se passaram 4 dias num sopro. Este maravilhoso destino merece ser preservado porque além de ser uma fonte de receita para Cuba e para o cubano, é um lugar que lava a alma e renova o espírito. Varadero, hasta la vista!


Tchim, Tchim com pina colada.

CSD

Comentários

Mensagens populares