PAGAR PARA ELEGER



Já só faltam três dias.....Hiupiiiiii!!!!
Chegámos à recta final da campanha para as eleições. Já satura, já enerva, já enjoa. 

O mundo andava meio de esguelha há já algum tempo e Portugal completamente de pernas para o ar. Havia dinheiro para tudo, e se não houvesse, ía-se ao Totta! Todo o tuga, com estatuto ou não, com prestigio ou não, bronco ou não, podia ostentar o que de melhor a sociedade tinha para oferecer. Eles tinham grandes casas, deslocavam-se em grandes bombas e falavam nos telemóveis e ipodes e iphones e   ipads e brincavam com todos os touch existentes, e albardavam-se com as roupinhas com bichinhos das marcas, e viajavam todos os anos para os destinos mais paradisíacos na berra e tudo isto com o dinheiro das minhas poupanças. Ou acham que o banco empresta o quê? E se este dinheirinho emprestado não chegasse, pedia-se outro para pagar o primeiro. Tudo certo e a andar. O importante é sermos felizes!

Ora, esta-se mesmo a ver: a corda rebentou e como sempre, para o lado mais fraco. A crise que andava lá por fora, também cá chegou, pois apesar de estarmos neste jardim à beira mar plantado e quase fora da Europa, o mau chega cá sempre. E pronto, agora temos de ser governados por uns gajos estrangeiros que nos vão, a nós com 800 anos de história, ensinar a sermos mais modestos, mais poupadinhos e racionais. E à custa de quem? De nós mesmos. Este acordo com a Troíca vai-nos esmifrar até ao tutano! É para sabermos que, apesar de velhinhos, estamos sempre a aprender.

E estalou o verniz! Casa onde não há pão todos ralham e ninguém têm razão. Isto já é sabido e, se foi a moção ao governo apresentada pelo Bloco, ou a incompetência do próprio governo ou a oposição pouco construtiva, o certo é que lá foi o governo pra escanteio. E zangando-se as comadres, descobrem-se as verdades. Temos tido um lavar de roupa suja que até intoxica!
Ares de discórdia.
E lá partiram eles para o que mais gostam de fazer: campanha. Máquina de propaganda oleada, botão da acção premido e gargantas preparadas para achincalhar o mais possível. A vontade de tomar a dianteira era tal, que nem o dia de inicio foi respeitado. A campanha começou um dia antes. Com ela iniciaram-se os jogos e as jogadas de antecipação, de conquista, de má língua.

Num périplo supersónico, lá andam eles nos seus grandes carros com o ar condicionado ligadinho, a visitarem as populações esquecidas nos outros 364 dias do ano, a beijarem todas as mulheres com ou sem bigode, a visitarem todas as feiras e tascas e tavernas e a acenarem pelas ruas das cidades, vilas e aldeias a quem assiste à sua passagem.

Esta não tem bigode!
Que beijo apertadinho!
Chamam-se "arruadas" a estes aglomerados de populações vestidas a rigor que à conta de um saquito de merenda, uns bonés, uma bandeira e umas t-shirts, lá fizeram o favor de vir em excursão para terras desconhecidas. Se sabem ao que vêm, pouco interessa, pois o importante é terem sido convidadas a vir. Por coincidência até são do mesmo continente das filhas do outro! Assim como assim, sempre é um passeio à borla! E gostando ou não, todos querem ver estas figuras públicas de perto e se puderem, até dão uma palavrinha, pois com as câmaras em acção, eles não se podem recusar a escutar a voz do povo. O povo fica contente e eles acham que ganham mais um votito.
"Camarada, força nisso!"
"Temos de derrrotar esta política de direita"
Chegada a noite as "feras" revelam-se, e vai daí botam a boca no microfone e lá se insultam, se ofendem e se acusam, o que é muito elucidativo para o povo que quer saber alguma coisa!
Chamam-se à ribalta as grandes cabeças e figuras de destaque dentro do partido e, já chechés ou gagás, lá se galvanizam e se empolgam e soltam frases astutas entre placas dentárias coladas e perdigotos saltitantes, para conquistar as audiências. "Neste jogo infantil, vamos abrir o ovo da Páscoa, e sem andar à bulha, e sem escaramuças verbais, vamos comer e apelar ao voto inútil ou patético dos desiludidos". Ou dos indecisos, ou dos desapontados, ou dos inconsolados, ou dos indefinidos. Pouco interessa. O importante é apelar para "botar" a cruz e dar a maioria.
O voto dos "I" qualquer coisa!
Ora, nós que estamos longe, também fomos chamados a votar, pois nestes casos não há tugas de primeira e de segunda. Não! que o votinho dos que andam lá fora a lutar pela vida é tão importante como os que estão tesos no continente. E assim, lá chegou o aviso de recepção, que por coincidência, até chegou no mesmo dia que um programa de campanha de um grande partido candidato! Clamam pela poupança e depois gastam horrores em mailling para o estrangeiro. Và-se lá acreditar nas contingências orçamentais!

Bom, mas o dever cívico é para ser cumprido e lá fui levantar os envelopes aos CTT cá do sítio. Lidas "com toda a atenção" as instruções, foi feita a cruz em consciência num dos treze partidos apresentados. A desgraça é tamanha que até o número de partidos é o do azar! Boletim de voto inserido dentro do subscrito verde. No subscrito branco inserir o verde mais o comprovativo do recenseamento eleitoral. Escrever no branco o número de eleitor. Colar com seiva humana e não esquecer dos selos. Uff!
Estava pronta para seguir para os correios. Para que conste para a posteridade, este meu voto custou 2.09€, ou seja 92 meticais, que a multiplicar por dois, já dava para um bom mata bicho na pastelaria Nautilus!

E o que se conclui de tudo isto? NAAADA!


Isto está mau!
"Que Deus me valha!"
Não há ideias fortes, não há programas credíveis, só se conhecem as cabeças dos partidos, comentam-se os comentários dos comentadores, a campanha é suja e o povo vai andando ao sabor das sondagens que por uma incrível coincidência e pela primeira vez na história, dá exactamente a mesma percentagem aos dois maiores partidos!! Uma curiosidade manipulada, ou não?!
O porquê de ELES correrem assim para o sabido abismo e para uma governação que vai ser no mínimo sufocante, é que não entendo. Alguma coisa esperam ganhar para compensar a exposição pública,  pois a bondade e altruísmo da Madre Teresa já não existe nos tempos que correm!
Votar em consciência, precisa-se!
Uma coisa é certa: os Portugueses vão ser chamados às urnas no dia 5 de Junho, quando já sentem na pele a realidade e vão ter de decidir/escolher entre aqueles que mentiram melhor, deram mais esperanças e fizeram as promessas mais desejadas. Manter o mentiroso conhecido ou eleger um que mente diferente, é o desafio! É de futuro que falamos e a escolha é sua!

Vote bem.

CSD

Comentários

  1. Pois Amiga, não estive para aí virada, com tanta burocracia para votar em aldrabões, fui levantar as cartas mas nem me dei ao trabalho de votar, e ir novamente enviá-las para Portugal. Se não as enviamos registadas como foi o teu caso, duvido que lá cheguem! Para as enviar registadas teria de enfrentar mais filas e custos e não estou para perder tempo, sim que votar nuns ou noutros é a mesma coisa, todos querem o poleiro, e depois quando lá chegam temos mais do mesmo. Quem paga as asneiras é sempre o Zé-povinho!

    ResponderEliminar
  2. Chegar lá chegam, pois já enviei algumas que apesar de demorarem 15 dias, chegaram a bom porto. Mas compreendo esse sentimento de cansaço político. O problema é que se não denunciamos as nossas vontades, não podemos criticar depois. Se o meu candidato não for eleito, a minha consciência ficará sempre tranquila e pronta para votar novamente.

    ResponderEliminar
  3. Estou inteiramente de acordo contigo.
    Beijinhos.
    MATS

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares