ESPERANZA


A bandeira da Esperança
Saíram para mais um dia de trabalho na Mina de San José em Copiapó. Esperava-se um dia como outro qualquer. Mas este, estava destinado a ser um dia diferente. O dia 05 de Agosto de 2010 estava consagrado ao início do renascimento do Homem.

A verdade, é que a terra fartou-se de ser escarafunchada, cansou-se de intrusos, zangou-se com a cobiça. As suas riquezas são suas e não de outros. E fechou-se, castigando homens, mergulhando-os numa escuridão à profundidade de 700 metros. A consciência da morte foi real. Foram dois meses que imaginamos como muito difíceis. 33 homens aprisionados numa mina com cadastro. Ali já se conheciam 80 acidentes ocorridos ao longo dos anos e alguns com o selo da morte.
 
Mineiros soterrados
Mas, desta vez, a natureza foi hábil e piedosa. Juntou, nas suas entranhas, os mais fortes. Homens habituados às adversidades da vida aguentaram mentalmente os mais fracos. A organização foi imposta como tábua para a sobrevivência. A experiência foi o caminho da salvação. O tempo tornou-se dor. A mente fervilhou a cada minuto. A reflexão, a mão na consciência, o torcer de orelha, o perdão, o arrependimento, são sentimentos que ocuparam as mentes de homens de fé com alguma esperança. O tempo, esse foi de sobra.

Lá em cima, onde o sol brilha, foi desencadeada uma luta de procura de sinais vitais. Ao décimo sétimo dia, o mundo descobriu-os. O pequeno papel mensageiro “Estamos bien en el refugio los 33” será guardado e nunca mais esquecido pelos familiares e pelo mundo.
A mensagem de alívio
Depois da euforia, as consciências despertaram para o salvamento. Como voltar a penetrar numa fundura negra, quase selada, para resgatar os heróis? O Chile empenhou-se e sem orgulho pediu ajuda. Países como o Peru, os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália  uniram-se aliando o conhecimento de uns, às infra estruturas de outros e à fé de mais alguns. Foram 22 horas de sentimentos exaltados. Ansiedade, nervosismo, expectativa, saudade, dor, comoção. E a Esperanza, criança nascida num Chile unido e que perpetuará este feito. Um por um, num 13 de Outubro dedicado à Nossa Senhora de Fátima, os homens foram emergindo numa cápsula exígua de nome Fénix 2, mostrando ao mundo a sua resistência e a bondade de Deus.
Cápsula de resgate
Para muitos, um renascer interior. Para outros, a purificação da alma. Para todos, a lição da vida: Estar vivo é uma bênção. Aqueles homens tiveram o privilégio, o raro privilégio, de poder parar no tempo, reflectir sobre a vida, purificar a sua essência e ascender como um ser limpo, bom, puro. Quem não soube aproveitar esta oportunidade única, nunca mais voltará a ser Homem.
A fé chilena

Também o mundo aprendeu com a mensagem da terra. As leis vão ser revistas, as minas vão ser mais seguras, os homens vão ser treinados, e as mortes acontecerão cada vez menos. O simples desabar da terra uniu nações que se ajudaram, equipas que se complementaram, homens que se perdoaram, a fé cresceu e a vida renasceu. Durante alguns dias todos cumpriram a mensagem de Deus: amai-vos uns aos outros. 33 foi a idade da morte de Cristo e 33 o número dos renascidos. Que os Homens de 04 de Agosto 2010 não voltem a renascer. 
Mas a grande vitória, essa, foi desta terra: a mina de San José não mais será invadida, usurpada, mas sim encerrada para todo o sempre. Finalmente o Homem compreendeu as mensagens da Terra e de Deus.

 
CSD








Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares