PIODÃO


Foto diurna de Piodão

Arganil esconde tesouros. Um perfeito paraíso ainda por descobrir. Sem tempo a perder e porque há que atender à situação de pandemia Covid-19, fomos para fora cá dentro. E que bom que foi andarmos por terras lusas com surpresas e encantos a cada passo. 

A paisagem é bicolor. Despontando como cogumelos cinzentos numa floresta verde, as casa de xisto encantam ao longe. Piodão é uma das aldeias mais pitorescas de Portugal cravada encosta acima da Serra do Açor. Fomos descendo, percorrendo a estrada sinuosa até à entrada. Almoçámos no Solar dos Pachecos e depois fizemos questão de nos perder pelos caminhos acentuados, íngremes, empedrados, labirínticos e estreitos que compõem aquela aldeia perdida entre floresta e águas gélidas.  

Encosta de Piodão - Serra do Açor


Largo principal


Igreja Matriz, elemento de destaque na aldeia.


Pinceladas de azul forte, as portas e janelas contrastam com as paredes de xisto pretas e sinistras. Os pormenores e as flores, ora à porta ora à janela, alegram os caminhos e aproximam-nos do céu. A escadaria puxa pelo nosso físico e lentamente subimos, percorrendo degraus e caminhos tantas vezes galgados pelas gentes da terra. Arfando chegamos lá, pia cima o caminho foi-se fazendo a custo. Diria mais; a muito custo!

Escadaria intimidante


Levadas

A austeridade e robustez das casas salta à vista e intimida os citadinos. Foi esta versatilidade de manuseio deste material tão intransigente e a criatividade de quem o transformou que permitiu em 1978, a classificação de Imóvel de Interesse Público.

Azul em destaque

Nitidamente pontuada por ainda visíveis influências medievais, Piodão consta desde 1527 como "Casall de Piodão" com o resgisto à data de só dois moradores. Mítica desde sempre, diz quem lá vive que albergou um dos fugitivos mais procurados pelo Rei D. Pedro I, Diogo Lopes Pacheco. Acusado da morte de D. Inês de Castro refugiou-se numa das mais frias e dissimuladas aldeias de Portugal. 


Quase perto do céu!


Capela das Almas


Para os amantes de quilómetros nas pernas!

Lá no fundo e camuflada entre arvoredo e quedas de água a Praia Fluvial de Piodão espreita convidando para um banho petrificante. Com a temperatura da sua água a rondar os 11 graus centígrados, só mesmo para quem quer acabar com as rugas! São diversas linhas de água pura que se juntam numa piscina que dizem, refrescante! Eu nem me atrevi!


Praia Fluvial de Piodão


Ribeira de Piodão


Natureza no estado puro!

Pertencente ao grupo de Aldeias Históricas de Portugal, Piodão é uma pérola perdida na Serra do Açor que conjuga arquitectura única, versatilidade dos materiais e perseverança das suas gentes. E à noite a paisagem austera muda, dando lugar a um dos mais bonitos cenários de Portugal. Um verdadeiro presépio de luz e paz.


Foto nocturna de Piodão

Assim é Portugal.

CSD

Comentários

Mensagens populares