COLHER SAÚDE
"When the going gets tough, the tough get going"
A vida tem destas coisas e por vezes guia-nos letargicamente, sem lógica aparente. Quando enfim despertamos, deparamo-nos com um destino diferente e que nos dá que fazer. Assim foi com os Borralhos, Rui e Marília Holanda. O Covid-19 veio para abanar vidas, num milkshake inesperado!
Da necessidade nasceu a ideia, da ideia nasceu a horta, da horta nasceu a rede. Uma rede de hortas caseiras livres de agro químicos. NaturHortas insere-se num conceito simples: aproveitar as parcelas de terrenos que se encontrem livres e cujos proprietários desejem rentabilizar, cultivando-as de forma inteligente e biológica. Depois, é só colher e distribuir saúde a quem os procurar.
produto final |
Com hora marcada arranquei de Lisboa em direcção a Sintra. São perto de 30 minutos de caminho num labirinto de povoados e vegetação pura e típica. Abre-se o portão e entramos na quinta. O Rui, engenheiro florestal e doutorado, recebeu-nos com simpatia e profissionalismo. À nossa frente, terra e mais terra, com vida a nascer.
alfaces bebés |
tomatada |
As explicações foram muitas e satisfaziam a minha curiosidade a cada passo dado no meio da terra. Apesar do conceito biológico ainda permitir a utilização de determinados químicos, ali e sob as mãos do Rui, as maleitas são contornadas com mezinhas naturais. Para evitar pragas e doenças na horta, os Borralhos aplicam conhecimentos ancestrais. Para as solanáceas que apresentem míldio/oídio (beringelas, pimentão, tomate, pepino e alface, por exemplo) nada melhor do que uma mistura de leite e água, para fungos aplica-se alho ou camomila... Mas o principal ingrediente é o amor que se dá a cada pedaço de terra e a cada insecto que livremente vagueia sem medo. Abelhas, minhocas, joaninhas e sapos coabitam naquele espaço orgânico, desempenhando um papel fundamental na biodiversidade e na nossa saúde.
pimentos verdes |
Mas porque parte das minhas férias de infância foi passada numa quinta, lá para os lados de Lamego, desenvolvi um apreço especial por cultivar, regar e ver crescer. Colher então, é fantástico! Fui em Agosto. Houve quem fosse mais cedo e açambarcasse praticamente tudo! Mas mesmo assim, valeu principalmente pelo maravilhoso tomate coração de boi.
tomate coração de boi. soberbo! |
pronto a pesar |
Trata-se de uma iniciativa eco-social pois triangula entre a sustentabilidade do ambiente, da economia e da sociedade. Com a produção de alimentos saudáveis, todos ganhamos. E já há cinco terrenos a serem trabalhados, todos na área de Colares. Mas chegam rumores de interessados no Brasil! Acredito que este conceito crescerá e vencerá.
Ah! E também fazem pão!
A repetir. Parabéns.
A repetir. Parabéns.
CSD
Comentários
Enviar um comentário