SOIS UMA VERGONHA!



Ainda sou do tempo em que um clássico era alegria, confraternização, apoio incondicional. Com a mochila às costas e um grupo de amigos saiamos de casa ainda cedo, cheios de esperança, com as bandeiras ao vento e os cachecóis enrolados. A merenda era nos arredores do estádio sempre acompanhada dos cânticos típicos. Os rivais juntavam-se a nós e num ambiente fantástico trocávamos picardias engraçadas preparando a entrada no estádio. Lá dentro, a adrenalina dos grandes momentos.  

Começava o jogo e o apoio era incondicionalmente puro, verdadeiro. As claques rivalizavam em cânticos e ovações. As gargantas roucas, as mãos doridas de tanto aplaudir e incentivar, os ouvidos saturados dos megafones do adversário. Tudo era alegria e o objectivo, ajudar a ganhar. 

Mas hoje, é uma vergonha.  As cenas vistas no passado Domingo são aquilo que o futebol não necessita. Os confrontos entre a polícia o os adeptos, aqueles sim muito rascas, demonstraram que há organizações   activas e cujo objectivo é "arruaçar". As únicas vitórias que interessam são fora do campo e as que envolvem sangue. As palavras feias, os gestos impróprios, os arremessos despropositados e as atitudes irracionais deviam ser punidas. Não se percebe! Desde presidentes, treinadores e jogadores todos têm culpas nesta escalada de violência. São pessoas de referência e que movem multidões e deveriam por isso ter atenção ao gesto e à palavra. O respeito perdeu-se e valoriza-se quem mais achincalhar. A malta cá fora adere e está montado o circo.  

Esta palhaçada e todas as que se têm registado ao longo dos anos deveriam ter sanções exemplares. Esperas, pedradas, confrontos, vandalismo não podem fazer parte do futebol. Multas, jogos à porta fechada, campanhas de educação cívica, etc, deveriam ser também obrigações das equipas de futebol perante as suas claques. Mas não, deixam andar e até gozam. São fracos.

Enfim, este é o Portugal que temos e que ninguém está interessado em mudar. Estamos na política como os italianos e no futebol como os ingleses. DEVÍAMOS TER VERGONHA!

Mas não posso deixar de dar os parabéns ao meu clube, ao FUTEBOL CLUBE DO PORTO, pela conquista de mais um campeonato nacional, pela maneira ordeira (pelo menos desta vez!) como se deslocaram à capital e como, com muita classe, derrotaram esse dito "glorioso". 


Valeu a intenção do Benfica que nos cantou os parabéns às escuras e nos brindou com o champanhe "sem álcool" em fim de festa! Obrigada.


A festa continuou e continuará por esse Norte acima. SEMPRE.

CSD

Comentários

  1. Estamos de parabéns.O F.C.P. ainda nos vai dando alegrias...
    bjos


    LMTS

    ResponderEliminar
  2. E "BIBA" O PORTO...
    Oxalá que amanhã estejamos igualmente de parabéns.
    Estou inteiramente de acordo com aquilo que escreves.
    Um abraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares