WHITSUNDAY COAST


Whitehaven Beach - O paraíso na terra.
Quando o mar brinca com as suas tonalidades, abraça ilhas verdejantes de areia branca e pura e esconde tesouros milenares.... vamos dizer o quê?

Aterrámos em Hamilton Island, uma das 74 ilhas da Whitsunday Coast e um destino de férias situado na Grande Barreira de Corais a escassas duas horas e meia de avião de Sydney. 70% desta ilha ainda se encontra no seu estado mais primitivo, já os outros 30% ... do mais civilizado que há! Preparadissima para cativar os seus visitantes, Hamilton Island oferece aventura, praia, descanso e muita qualidade de vida. 

Hamilton Island - Marina
Hamilton Island - Marina
Hamilton Island e os sempre dóceis Rainbow Lorikeet
Hamilton Island

Casario tipico de Hamilton Island

Yacht Club de Hamilton Island
Resort Hamilton Island
Meio de transporte ecológico
Uma aberração no meio do paraíso! 
Pôr do sol ...em terra!
Reconhecimento feito e final do dia já no horizonte, abalámos de Hamilton Island para a segunda parte da nossa viagem e destino final: Airlie Beach. Num catamaran moderno fomos deambulando pelo Coral Sea até chegarmos a ... Albufeira!


Airlie Beach é uma cidade pequena, edificada na orla marítima e animada por uma rua principal. A noite já caíra e o centro fervilhava de animação. Num fim de semana prolongado abarrotava de malta nova. De copo na mão, mostrando os corpos desnudados e escaldados pelo sol australiano, erguiam as vozes já trémulas e desafinadas e insistiam em acompanhar os artistas que animavam os muitos bares. Palmas, gargalhadas, gritos, cânticos, tunning, enfim ... acho que já estou out! Lembrou-me a nossa Albufeira! Acomodamo-nos no hotel reservado e tentámos dormir... tarefa que se revelou muito complicada!

Airlie Beach - Vista miradouro
Airlie Beach - Vista do cais 
Airlie Beach - Vista do cais
Airlie Beach Lagoon
Airlie Beach Lagoon
Cumplicidade masculina!
O novo dia amanheceu quente e com as atrações praticamente esgotadas, tal era a quantidade de malta! Booking in advance recommended! 
Alugámos um carro e fomos à descoberta dos arredores e de praias especiais. E encontrámos coisas giras! 

Por estrada boa e avisos importantes!
Penetrámos numa Australia profunda, a norte de Airlie Beach, no sentido de Dingo Beach. Pelo caminho encontramos locais interessantes e coisas surpreendentes.

Caixa de correio original... 
Primeira paragem: Nelly Bay Beach. Uma belíssima praia, uma extensão de areal a perder de vista, água tépida, mas ... vazia! Dá Deus nozes.... Perto da hora de almoço e com o sol a fazer-se sentir, achámos sensato deixar a banhoca para mais tarde. Bad decision!

Nelly Bay Beach, uma praia deserta
Nelly Bay Beach
Nelly Bay Beach
Dingo Beach, Hydeaway Bay e 9 km em terra batida depois, Cape Gloucester Eco Resort, onde carregámos baterias com um almoçinho à beira mar. O calor apertava, a água convidava mas as Jellyfish andavam por ali! Com imensos avisos sobre a possibilidade de encontros indesejados ... deixamos uma vez a banhoca para mais tarde!   

Cape Gloucester Eco Resort
Hydeaway Bay com Juras de amor eterno à vista!
Hydeaway Bay
Dingo Beach
O My God Hill
Vista a parte norte, rumámos a sul de Airlie Beach. Sempre por bons caminhos, encontrámos a Cedar Creek Falls, uma suposta cascata deslumbrante mas que se apresentava seca! Também aqui apetecia banhocar... mas eram tantos os bicharocos a refrescar-se que... ficou para mais tarde!

Cedar Creek Falls
Cedar Creek Falls
Seguiu-se Conway Beach, a praia cuja água tinha ido dar uma volta! 

A minha primeira sensação foi de que alguém tinha inclinado o mundo... tal era a distancia a que se encontrava a água! Foi surpreendente ver tamanha extensão de areal "lodacento" pincelado aqui e ali por poças e ribeiritos que encaminhavam as suas ultimas forças para um mar de costas voltadas. No mínimo, muito estranho!

Conway Beach
Conway Beach
Conway Beach, uma praia sem mar!
Portanto, e uma vez mais, a banhoca ambicionada ficou para melhores dias! 

Ao terceiro dia e já com programa definido, a alvorada impôs-se. À nossa espera uma aventura na Grande Barreira de Corais e ... paisagens soberbas. Uma hora em catamaran separa Airlie Beach do paraíso. A primeira paragem... o miradouro Hill Inlet. 
O catamaran atracou ao largo e a ligação à ilha foi feita por bote de borracha a motor. A subida acentuada pela floresta tropical levou-nos até ao miradouro. Et voilá! 

 No miradouro Hill Inlet com Whitehaven Beach à vista 
No miradouro Hill inlet com Whitehaven Beach à vista
Trio no paraíso. Para mais tarde recordar
O puto!
A lenda!
Por muito boa que seja a máquina fotográfica, dificilmente será genuinamente registada a verdadeira beleza deste local paradisíaco. O dia fazia caretas, as nuvens brincavam connosco escondendo o sol e pintando de cinza as tonalidades existentes. Mas mesmo assim, as réstias de sol permitiram gravar na nossa retina estes tons de azul com que o mar nos brindou. Há, tem de haver, dedo de Deus nisto!

Regresso ao catamaran e início da travessia para a segunda paragem e tão aguardada banhoca!: Whitehaven Beach é a praia número um da Austrália e a mais branca do mundo. 

Tem 7 km de comprimento e a sua areia branca brilhante é composta por 98% de sílica pura, ou seja quartz! Estudos feitos concluíram que esta areia foi trazida pelas correntes ao longo de milhares de séculos, uma vez que os rochedos envolventes não apresentam, na sua composição, dióxido de sílica. Várias são as características desta areia: ultra fina, mete-se em locais do corpo que nós nem sabíamos que existiam..., estraga qualquer equipamento electrónico..., tem propriedades medicinais ... é boa para arear metais e jóias e não retém o calor, logo, não queima os pézinhos! É realmente especial!

Aqui sem fato protector... não há banhoca!
Finalmente a banhoca! Muito salgada!
Mas estas águas também são curiosas. Têm tanto de belo como de perigoso! São povoadas por Jellyfish e Cone Shells, animais que não queremos conhecer! Já os outros, quase que nos vêm comer á mão!


Habitantes residentes
De volta ao catamaran partimos para a última parte da nossa aventura; snorkeling at the reefs! Desembarcámos na praia possível. As marés perturbam as águas e por vezes o bom local de ontem é o péssimo de hoje. Equipados a rigor mas sem "Go Pro" (aquisição imperiosa!) entrámos nas águas para nos deslumbrar. Passeámo-nos num mundo subaquático surpreendentemente colorido, povoado por inúmeras flores, corais, criaturas marinhas de todas as cores, tamanhos, formas. À distancia de um dedo ou mais em profundidade, este mundo desconhecido surpreendeu-nos! Por muito snorkeling que façamos, o recife será sempre um mistério deslumbrante!

Ponto alto; um tubarão que passou bem pertinho de nós, graças a Deus atrasado para qualquer outro encontro! Foi maravilhoso!

À nossa!

E assim se fecha mais uma viagem de sonho por esta Austrália tão especial e com tanto para descobrir. É um continente situado no fim do mundo e talvez por isso esteja tão preservado e seja tão deslumbrante.

CSD

Comentários

Mensagens populares