THE GREAT BARRIER REEF - QUEENSLAND





A Grande Barreira de Corais Australiana é a maior barreira de corais do mundo! Avista-se do espaço e cobre uma área de aproximadamente 350.000 quilómetros quadrados! Esta imensidão de vida primitiva distribui-se por 2.000 ilhas, 3.000 tipos diferentes de recifes e mais de 2.000 espécies diferentes de peixes e corais. É uma pérola criada por Deus e uma das 7 maravilhas naturais do mundo! Visita obrigatória portanto, especialmente para quem está de passagem por este continente imenso. 

De Cairns partimos cedo, num catamaran rápido, numa viagem de 45 minutos até Green Island, a primeira paragem. Paraíso de corais com 6.000 anos, este parque natural inabitado é o único banco de coral no mundo onde cresce floresta tropical.  

Green Island
Perto da costa e perfeita para receber turistas, a Green Island sofre de excesso de movimento diário, de visitantes e de poluição, o que se reflete na menor espetacularidade dos seus corais. Apesar de algumas caretas solares e do vento fresco, o snorkeling dos meus homens acabou por ser produtivo. Corais coloridos, peixes diferentes e até uma tartaruga foram apanhados no radar! Durante duas horas desfrutamos desta maravilha, sem pressa, sem relógio.

Passadiço da Green Island
De regresso ao catamaran, partimos numa viagem de 55 minutos até ao destino final; a grande barreira de corais em alto mar. Perfeitamente estruturada para nos acolher, a plataforma proporciona-nos 3 horas de exploração e divertimento. Esta é uma actividade rentável e a comprova-lo as muitas agências de turismo que através de pacotes para todas as bolsas, exploram os recifes durante todo o ano.   

Plataforma na Barreira de Corais em alto mar
Saímos do catamaran e logo entrámos no semi submersível para uma voltinha de 25 minutos pelas quase profundezas do recife. Sentados abaixo do nível do mar, com vista panorâmica de 360 graus, as grandes janelas mostraram-nos um mundo misterioso de cores e vida. Corais coloridos, peixes brilhantes, tartarugas na hora de almoço e tubarões activos, deixaram-se ver. SOBERBO, é a palavra que me ocorre. 

Submersível
Interior do Submersível
De volta à plataforma, almoçámos. Um buffet já muito oriental não fez as nossas delícias, mas deu para confortar o estômago! É engraçado perceber que esta Austrália está em verdadeiro namoro com os orientais. E aqui, não é excepção. Está tudo apostos para a sua satisfação! E eles, vêm em grupos, aperaltados, ostentando marcas famosas, tapados até ao tutano, com máquinas fotográficas e telemóveis em punho e .... fotografam-se até à exaustão!. Vivênciar o mergulho, apreciar a natureza submersa, apanhar sol e participar na aventura ... é para os outros. Para eles, bastam as fotos artísticas do local! Muito estranho!!

Bom, mas o nosso objectivo era mergulhar e somente mergulhar! E preparados a rigor lá foram os dois aventureiros da praxe, para o Oceano Pacífico. A minha veia marinheira, deixou-me uma vez mais ficar mal! Mesmo assim, foi excelente.

É só escolher a direcção!
Preparadíssimos
Snorkeling no Oceano Pacífico
Look!
Encontro com Napoleão (Humphead Maori Wrasse) 
Uma experiência única, num local sublime e que seguramente ficará presente na nossa memória para o resto dos nossos dias. E para o nosso Benjamin, uma grande aventura para contar!

CSD

Comentários

Mensagens populares