"WAIT AWHILE" - PERTH E ARREDORES

A Austrália Ocidental fica lá, do outro lado deste continente sem fim. Diametralmente oposta a Sydney, Perth é capital do estado e uma metrópole conhecida como a cidade mais isolada de todo o planeta. Mais perto de Timor-Leste e da Indonésia do que das suas congéneres australianas, esta Perth merecia uma visita. 

Ponto Zero quilómetros
Chegámos já de madrugada após 5 horas de voo. Perth, estranhamente calma, recebeu-nos sem grande glamour. É uma cidade moderna onde o progresso se mostra através das inúmeras construções que vão germinando a céu aberto. Banhada pelo rio Swan, numa alusão aos Cisnes Negros que o habitavam por volta da 1697, Perth é uma cidade sem o peso da história. Orgulhosamente, os seus habitantes vangloriam-se de não descenderem dos "convicts", ou seja, dos primeiros colonizadores que mais não eram do que os condenados deportados do Reino Unido da Grã-Bretanha! "Good for you!"   

Perth CBD - Center Business Distric
Amanheceu luminoso e quentinho. Vestimos o fato aventureiro e partimos à descoberta da história e das surpresas desta cidade. Começamos pelo Free Walk, o cocktail ideal de boas vindas. Acompanhados pelo experiente guia fomos percorrendo ruas e becos, conhecendo a pouca história que a cidade tem para oferecer. Fundada em 1829, é ainda criança comparativamente à nossa Lisboa, e isso aguça a nossa curiosidade. 

Catedral de São Jorge - Anglicana


Perth
Paragem obrigatória: A Bell Tower na Barrack Square. Esta Torre inaugurada no ano 2.000 alberga um conjunto de 18 sinos, 12 dos quais provenientes da famosa igreja St. Martin-in-the-Fields, situada na Trafalgar Square, em Londres. Em 1988 o Governo Londrino ofereceu-os ao Estado da Austrália Ocidental, livrando-os assim de uma fundição anunciada. Hoje, enchem de música a cidade de Perth. 

The Bell Tower

"They have Big Ben; we have Big Bells"

Ao fundo, o lado sul de Perth
Continuando a caminhada, deparámo-nos com belos edifícios de traça antiga numa harmonia perfeita com a modernidade. É uma cidade concebida em esquadria, limpa e calma. A par da rede de transportes públicos, Perth oferece a todos os que a visitam 4 linhas de autocarro completamente gratuitas. São os CAT. Basta escolher a cor, Red, Blue, Green ou Yellow e circular pela cidade a custo zero. Ai Sydney, de que é que estás á espera?!      

Perth
Perth
Perth
Perth
Perth
Estátua de Percy Botton,
Homenagem ao melhor e mais famoso comediante de rua em Perth.

O pulmão de Perth chama-se Kings Park. Fica lá no alto e é uma das pérolas de desta cidade. É considerado um dos maiores parques citadinos do mundo. Alberga o Jardim Botânico e é um local de eleição das famílias para picniques, passeios e ocasiões especiais. É por excelência um local privilegiado para se ter uma panorâmica da cidade de Perth.   
Kings Park
Kings Park
Vista de Perth a partir do Kings Park
De volta ao centro da cidade, apanhámos o barco o fomos à outra banda. O lado sul de Perth segue a mesma linha harmoniosa. 

Skyline de Perth
Os Jardins de Sir James fazem as delicias de qualquer família. Para piquenicar, tomar uma banhoca no rio ou simplesmente "rien faire"... este é o sítio ideal.

De volta ao rio Swan foi tempo de navegar no WaterBank, um barco elétrico de traça antiga. A viagem fez-se com guia, que tocando o Didjeridoo (instrumento de sopro utilizado pelos aborígenes australianos), foi-nos apresentando a cidade a partir do rio. Até Claisebrook Cove foram 40 minutos em águas calmas e na companhia de golfinhos. O Capitão, esse também foi especial!

Aos comandos do WaterBank.
Chegada a Claisebrook Cove
Tempo houve ainda para visitar o The Royal Mint, o Museu de Ouro que nos enche o olhar. Lá dentro a maior moeda do mundo, as pepitas mais volumosas e uma demonstração ao vivo da fundição do ouro e transformação em barra. Também podíamos adquirir magnificas peças de joalharia mas ... já não tivemos tempo!!

No The Mint. Por momentos...fomos ricos!
A cidade de Perth estava vista. É uma cidade calma, com qualidade de vida e onde o processo de modernização não perturba o grande lema da cidade que é "Wait awhile", numa espécie de paródia às endiabradas Sydney e Melbourne.  


ROTTNEST ISLAND, o próximo destino. 

Rottnest Island
A apenas 19 quilómetros da costa de Perth, esta ilha é um local paradisíaco onde só se chega de barco. Os carros estão proibidos pelo que as únicas formas de deslocação dentro da ilha são a bicicleta ou longas caminhadas a pé pelos 11 quilómetros de extensão. "Rotto" como carinhosamente é apelidada pelos locais, é uma ilha de veraneio. 


Rottnest Island
Iniciámos a nossa exploração num tour de mini autocarro (único transporte permitido na ilha). Turismo a quanto obrigas! Durante 2 horas e com um guia local fomos descobrindo as singularidades da ilha e os seus maiores tesouros. A palete de cores do mar calmo salpicado por barcos de recreio, abraçado por rochedos vulcânicos e ladeado por um mato selvagem e rasteiro, encantam-nos. É maravilhosa esta paisagem. 

Rottnest Island
Rottnest Island
São 63 belas praias, 20 baías cristalinas, muitos recifes de corais e uma vida marinha abundante. Desde golfinhos a raias, tudo vive e convive harmoniosamente com os humanos.

Rottnest Island
Rottnest Island
Rottnest Island
Rottnest Island
Os Quokkas, são mini marsupiais que proliferam na ilha e são uma espécie que só existe na Austrália Ocidental. Habituados às pessoas, são dóceis e fofos. Este, deliciou-se com os mimos!


Mimos ao Quokka
Raia gigante
Ás 18 horas, o último barco de regresso ao continente. Deixámos para trás uma ilha adormecida, um local paradisíaco preservado pelo homem e dominado pela fauna local.


Rottnest Island
FREMANTLE seguiu-se, já em modo de pouco lazer e muitos compromissos com a nossa comunidade portuguesa. É uma cidade que dista 20 quilómetros de Perth, meia hora de comboio e 45 minutos de barco nos Cruzeiros Captain Cook. Esta foi a nossa opção e valeu bem a pena pois a paisagem das margens do rio Swan é deslumbrante. 


Travessia por barco Perth - Fremantle 
Fremantle foi a primeira colónia britânica estabelecida pelo oficial da marinha britânica Charles Fermantle, na margem do Rio Sawn em 1829. Elevada a cidade em 1929, tem hoje perto de 27.000 habitantes e tem o maior porto citadino da Austrália Ocidental. Portugueses são 1%. Not bad! 


Harbour - Homenagem aos pescadores. 

Apelidada de "Freo", Fremantle é uma cidade que cheira a pesca e a mar. Com 150 edifícios datados do século XIX, esta cidade conjuga na perfeição a modernidade actual com a história de outros tempos. Tempos esses que se escreveram também em Português! No Army Museu de Fremantle, vestígios e relatos comprovam a passagem de caravelas tugas por estes mares, muito antes de Cook, muito antes dos holandeses. O "Correio da Azia" andou por aqui, tal como atestam vários documentos expostos no museu. 


"Asian Mail Ship"
E para orgulho de toda a comunidade portuguesa, bem no centro do jardim Esplanade Reserve at Marine Terrace, o tributo ao grande navegador Vasco da Gama. Esta estátua foi erguida para comemoração dos 500 anos da viagem do nosso Vasco da Gama que ligou pela primeira vez a Europa à Índia. O molde da face do navegador, pesando 15 quilos, foi trazido de Portugal, literalmente debaixo do braço pelo Sr. Madeira, à época cônsul de Portugal em Fremantle. Este monumento visou também assinalar os 45 anos da chegada do primeiro português à Austrália Ocidental e toda a contribuição positiva do nosso povo para o desenvolvimento de Fermantle.

E hoje ergue-se altaneiro para que a história nunca seja esquecida e para que o mundo saiba que a inauguração da estrada marítima que ligou a Europa à Índia foi feito português e que também beneficiou a Austrália Ocidental. 

Monumento de comemoração dos 500 anos da viagem de Vasco da Gama
E já com um pé na partida para Sydney, ainda demos uma escapadela ao Nambung National Park a 2 horas de Fremantle para ver os Pinnacles. Assemelham-se a menires, são pilares de conchas sedimentadas ao longo de milhares de anos provando que em tempo idos havia mar ali. É uma extensão enorme de deserto amarelo, cravejado por torres de pedra, algumas com mais de 3 metros de altura. 

Deserto dos Pinnacles
Pinnacles
Pinnacles
E assim se passaram 10 dias num misto de férias e trabalho, numa "Western Australia" diferente, calma e promissora. "Wait awhile" (espera um bocadinho!) assenta na perfeição!

CSD 


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares