25 DE ABRIL / ANZAC DAY - LEST WE FORGET

O "DIA DA LIBERDADE" E O "ANZAC DAY" 
LEST WE FORGET

ANZAC Memorial and Pool Of Reflection, em Sydney


O destino tem coisas curiosas. Quem diria que a 18.000 quilómetros de casa vinhamos encontrar aqui, na Austrália, um dia 25 de Abril também ele comemorativo e de celebração! Sim, cá e lá são dias feriados, embora as razões das efemérides sejam diferentes. Ora vamos a isto!

Em Portugal chamam-lhe "O Dia da Liberdade" ou "A Revolução dos Cravos". Aqui é ANZAC DAY.

Em Portugal foi o virar da página de um livro de história ditatorial, autocrática e corporativista que durou 41 anos e cujo autor foi António Oliveira Salazar. De 1933 a 1974 viveu-se o tempo do Estado Novo cujo "Movimento das Forças Armadas" se incumbiu de finalizar com a revolução mais pacífica de que há registo na história mundial; A Revolução dos Cravos. Nasce assim um novo livro com o título "3 Ds": Democratizar, Descolonizar e Desenvolver". Nova Constituição, o fim do Colonialismo e a restituição da Liberdade Cívica foram os principais capítulos. O PREC fez tremer as bases do novo sonho num período conturbado de dois anos que terminou com as primeiras eleições livres e o erguer de um novo Portugal. Longe de ser consensual, a revolução dos cravos mudou o eterno jardim à beira mar plantado.

Já em terras de Down Under, ANZAC Day marca o aniversário da chegada das tropas Australianas e Neozelandesas à Península de Gallipoli, na Turquia em 1915. As iniciais  referem-se ao Corpo Armado Australiano e Neozelandês (Australian and New Zeland Army Corps) que juntamente com as tropas da Grã Bretanha se sacrificaram na Batalha de Gallipoli, num confronto em que dezenas de milhares de soldados perderam a vida. Um erro de navegação conduziu os ANZAC à errada localização e à chacina impensável de Gallipoli. Com os turcos (aliados dos alemães) bem posicionados, foram 8 meses de confrontos mortíferos até à retirada. A contabilização das baixas revelou números cruéis e hoje o 25 de Abril é uma homenagem sentida a esses heróis da Primeira Guerra Mundial.    

Mas também a flora deu significado a este dia em ambos os países.
Em Portugal o símbolo da revolução é um Cravo. Celeste Caeiro, funcionária de um supermercado, lembrou-se de distribuir a vermelha flor pelos populares que nas ruas assistiam às mudanças. Eles, por sua vez distribuíram-nas pelos soldados que nas ruas asseguravam as mudanças. Sem local apropriado para guardarem tão simbólica oferta, os militares colocaram-nas nos canos das espingardas. A partir desse dia das espingardas não mais sairiam balas, mas sim flores de Abril.  


Já o símbolo do ANZAC DAY é a Papoila e o Alecrim. São usados na lapela quer no ANZAC DAY quer no Armistice Day (11 de Novembro). 
A Papoila representa todos aqueles que perderam a vida na guerra ou que ainda se encontrem ao serviço do exército. Muito ligada à Primeira Guerra Mundial, esta singela flor era uma das primeiras plantas a germinar e a florescer na lama e no solo dos campos de batalha da Flandres, representando um símbolo de regeneração e crescimento numa terra de sangue e destruição. Tal ficou eternizado no poema "The Flanders Fields" de McCrae.
O Alecrim tem igualmente uma enorme importância para os Australianos. Esta erva aromática cobriu a Península de Gallipoli após a guerra, exalando um aroma delicioso num campo de sofrimento e morte. Também conhecida pela qualidade de melhorar a memória, usa-se à lapela para que nunca se esqueçam os feitos de quem com o seu sangue, defendeu a liberdade deste vasto continente de nome Austrália.  


Manda a tradição neste ANZAC DAY que se comam os Biscoitos ANZAC. Este doce de guerra nasceu da dificuldade e necessidade em se transportarem bens para alimentar os militares nos campos de batalha. Feitos pelas mulheres dos soldados, estes biscoitos eram energéticos e salutares, resistentes ao calor e com uma duração até dois meses. Falta-nos inventar os biscoitos do "25 de Abril"!

ANZAC Biscuits

O dia amanheceu chuvoso, o que para desfiles militares não é o ideal. Estradas cortadas, policia de prevenção, povo à espera. Com uma vista privilegiada assistimos ao início do 103º aniversário do ANZAC DAY e ao despontar do sol, que foi aquecendo os corações daqueles cujos entes, nunca voltaram a casa.    

Estradas cortadas com camiões TIR.
Não vá pegar a moda dos atropelamentos deliberados! 

Desfiles das tropas - Marinha.

Desfile dos miltares do Exército

Desfile dos militares da Força Aérea

Veteranos e familiares de militares da Nova Zelândia


Desfile de Banda Musical de Gaita de Foles

Grupo de cantores da Nova Zelândia


Desfile de Banda Musical

Desfile das bandeiras das unidades combatentes

Cerimónia de homenagem no ANZAC Memorial
Ilustres em homenagem

ANZAC Memorial

Pool Of Reflection - ANZAC Memorial

Na Austrália, ser Aussie!
Fica o meu respeito por aqueles que cá ou lá, tiveram a coragem de erguer a voz para que hoje todos possamos viver em liberdade e em democracia nestes dois maravilhosos países. Viva a Austrália! Viva Portugal! 


CSD

Comentários

Mensagens populares