THE GREAT OCEAN ROAD e PHILLIP ISLAND


Pórtico da Great Ocean Road
Melbourne estava vista e impunha-se conhecer os arredores também eles, à beira mar plantados. Deixámos uma cidade agitada e lentamente fomos penetrando numa Austrália profunda e muito diversificada. O objectivo era percorrer a famosa Great Ocean Road e chegar até aos 12 Apóstolos, grande ponto turístico deste estado de Victoria. Por 243 quilómetros de estrada boa e com paisagens diferentes, partimos numa aventura de 3h30 minutos. Só ida!

O caminho faz-se andando e 1:30 depois, a primeira paragem: Torquay Beach. Uma praia grande, batida a vento fresco e com banhistas pouco afoitos. Uma praia das profundezas da Austrália, portanto! 

Torquay Beach

Torquay Beach
Seguimos viagem, sem tempo a perder. A estrada típica de interior surpreende-nos a espaços. Feita a curva, abre-se a janela oceânica, permitindo que nos deslumbremos por momentos com as cores e os contrastes criados pela natureza. O mar pintado de "dégradés" de azul emoldurado por vegetação ora seca ora verdejante é bonito de ser ver.  


Praia vista da Ocean Road

Quilómetros mais à frente, eis que nos surge o Pórtico da Great Ocean Road. Um memorial simples mas muito pesado na sua história. Foi edificado em 1939 como tributo aos  soldados que faleceram na I Guerra Mundial e aos cerca de 3.000 que regressaram e que estiveram envolvidos na construção da Great Ocean Road, concluída em 1932. É igualmente um memorial que homenageia o engenheiro McCormack. Este é o terceiro arco a ser construído, tendo sido os anteriores consumidos pelas chamas nos incêndios florestais de 1973 e 1983. O tributo aos mortos em guerra é uma constante presente em todo este continente. A mágoa e o respeito pelos homens que perderam as suas vidas em nome da Austrália é sentida e ninguém fica indiferente.    

Pórtico da Great Ocean Road


A cidade de Lorne seguiu-se e foi paragem obrigatória para o "mata bicho"! Uma cidade engraçada, balnear, com muito comércio e restaurantes. Mas a estrada chamava por nós com outras tantas paisagens para nos surpreender. 

  
Grey River Beach

Cape Patton
Mas não só de estrada costeira se faz esta Great Ocean Road. Em direcção a Kennett River a paisagem muda e a fauna também. No seu habitat natural os Koalas repousam nas suas árvores de eucalipto, bem pertinho de nós. A indiferença deles contrasta com a nossa admiração. De máquina em punho gravam-se momentos de proximidade de fazer inveja a quem está longe. Famílias de peluches que só apetecem abraçar!  


Interior diferentemente profundo!

Koalas no seu habitat natural

Família de Koalas

Seguiu-se Cape Otway Lightstation. É simplesmente o farol mais antigo em território australiano! Teve seguramente um papel importantíssimo na história marítima da Austrália e por isso, quem o quiser ver de perto, paga entrada. Nós, embrenhamo-nos no "bush" e descobrimo-lo numa prespectiva mais selvagem.  

Caper Otway e o farol mais antigo da Austrália

E finalmente os tão esperados Twelve Apostles! 12 só de nome pois actualmente e devido às intempéries costeiras que têm assolado a costa sul de Victoria, restam unicamente 8! Chegámos ao entardecer e com a luz do crepúsculo tudo fica diferente. Os tons suaves envolveram a nossa lente. É um lugar com carisma e muita simbologia.   



Twelve Apostles


Twelve Apostles

Twelve Apostles



É bonito? É. Gostei de ver? Gostei! Temos em Portugal? Temos! As cobras é que não!
O deslumbramento de quem vem de países sem costa, povos sem mar é perfeitamente compreensível. São centenas as pessoas que diariamente e de todos os cantos do mundo que se metem à estrada para fotografar este local tido como obrigatório.  Para nós, conquistadores de mundos e detentores de uma das costas mais bonitas do planeta é...só bonito! A praia da Rocha, a praia de Dona Ana, a praia de São Rafael e tantas, tantas outras orgulham-nos e fazem-nos apreciar o mundo com outros olhos. Olhos que constatam que afinal pertencemos a um país soberbo!

Regressámos a Melbourne já de noite ficando cumprida mais uma "obrigação turística". No dia seguinte voltaríamos a sair, desta feita para ver algo único que Portugal não tem; a parada Pinguim.     


Ashcombe Maze & Lavander Gardens

As distâncias são consideráveis e os quilómetros nesta terra parecem reproduzir-se! Em direcção a Morning Peninsula fomos uma vez mais calcorreando estradas com primeira paragem nos jardins de alfazema em Ashcombe. Um santuário de plantas diferentes que fazem as delícias dos amantes da natureza. As árvores mais antigas são ciprestes, plantadas há 100 anos e cuja função seria de corta-vento. Mas entre lagos, quedas de água e labirintos florais, há um jardim por descobrir. 


Segunda paragem Somers. A convite do nosso ilustre Cônsul Honorário de Melbourne, Dr Carlos Lemos almoçámos na sua casa de campo na companhia de sua mulher Molly, dos seus dois filhos, Ana Paula e Rui e respectivas famílias. Uma simpatia que muito nos honrou.  

Phillip Island era o próximo destino e a parada Pinguim o ponto alto desta incursão por Eastern Victoria. Com acesso directo à ilha e porque a parada acontece unicamente depois do pôr do sol, tempo houve para visitar o Centro Antarctic Journey, mesmo na ponta em Summerlands.   


Ponta de Summerlands

Antarctic Journey é um museu marítimo interativo e multimédia que nos desafia a experienciarmos a vida marinha num dos continentes mais extremos do mundo: a Antártida.  Um alerta importante numa era onde a consciencialização de preservação é urgente. 

Centro interactivo

E lá fomos para a praia de Sommerlands Beach à espera dos Pinguins! A estrutura está montada e recebe milhares de visitantes por ano. Em bancadas da bola em pleno areal somos informados sobre algumas das características destes animais fabulosos, são feitos pedidos de conservação do meio ambiente e alguns alertas intimidatórios; não são permitidas quaisquer fotos, gravações ou imagens a partir do pôr do sol, sob pena de explusão da bancada! Uma espécie de cartão vermelho a quem cometa irregularidades! O bem estar e a preservaçao da qualidade de vida dos pinguins está obviamente em primeiro plano, por isso estas foram as nossas fotos possíveis. 



Na bancada de Summerlands Beach


Summerlands Beach

Neste aguardar pelos pinguins ainda fomos brindados pelo desfilar, em pleno areal, de um canguro saltitante. Foram como que as "pancadinhas de Moulière"!  

Quase, quase na hora!
E às 21h15, os primeiros pinguins começam a aparecer. Nós embulhados em mantas e eles embrulhados na rebentação das ondas. Com o seu característico "huk-huk" vão e vêm como que brincando com o balanço do mar e testando caminho livre de predadores. Estes pequenos seres, os mais pequenos das 17 espécies conhecidas, regressam a casa todas as noites, percorrendo um caminho longo e íngreme até ao seu lar, onde os aguardam ovos ávidos de carinho e filhos esfomeados. Esta é a maior colónia de pinguins da Austrália que vive em permanência neste território. Foram 2.647 pinguins que durante aproximadamente duas horas desfilaram praia e encosta acima, com o seu andar patusco, de regresso a casa. Apetece tanto ajudar estes pequeninos seres na sua escalada!  


Placard informativo diário

A fotos seguintes já são retiradas do site, pois nós somos cumpridores!


Saída da àgua

Caminhada longa

Lar

Por volta das 23:h30 deixámos este santuário natural ainda com muitos pinguins fora de casa! Coitadinhos!

No dia seguinte e deixando para trás a Phillip Island visitámos mais um parque natural; o Moonlit Sanctuary onde podemos observar uma panóplia de "Aussie Animals". 


Wombat

Cockatoo Aviary


Alimentando um Wallaby

E uma grande surpresa

Bebé Wallaby

Depois do almoço partimos para o próximo e o que seria o último ponto turístico desta aventura por Easthern Victoria; The Puffing Billy.




A linha de comboio Puffing Billy foi uma das quatro linhas "low cost" construídas no estado de Victoria no início de 1900 para acesso a áreas mais remotas pelo interior de Dandenong Ranges. Inaugurada a 18 de Dezembro, compreendia um trajecto de 29 quilómetros que foi utilizável até 1953, quando um deslizamento de terras e várias mortes, decretaram o seu fim. Mas o interesse público foi soberano e esta actual linha turística reabriu em 1962 tendo sido ampliada no seu trajecto em 1965, 1975 e 1998. Hoje o percurso entre Belgrave e Gembrook é feito com calma e à moda antiga. 




A nossa ideia original era viajar neste comboio a vapor e experienciar um passeio diferente, mas o dia por nós escolhido foi qualificado como "Total Fire Ban", uma vez que Melbourne registou uns quentíssimos 42 graus e, por isso a viajem foi cancelada. Sem tempo para reprogramar, restou-nos a visita para mais tarde recordar.

Maqueta


E assim terminava a nossa aventura por Melbourne e arredores, achávamos nós! Uma tempestade valente em Sydney obrigou ao cancelamento do nosso voo, a mais uma procura de hotel e mais umas quantas horas de espera no aeroporto. Ossos do ofício!

Valeu a pena e isso é o que mais importa na avaliação final de umas férias merecidas.

CSD

Comentários

Mensagens populares