MOSSMAN, PORT DOUGLAS, PALM COVE




Mais um dia em Queensland, mais uma travessia, mais um destino. Outra Austrália por descobrir. Desta feita rumámos 77 quilómetros a norte de Cairns e subimos até Mossman. Se para sul caminhamos por campos, florestas e cascatas, para norte encontramos a sublime mistura entre floresta tropical e mar. É uma paisagem costeira que não deixa ninguém indiferente.

Enquanto se atesta... trabalho juvenil!
Primeira paragem; Mossman Gorge. Inserida novamente na floresta tropical, esta garganta natural oferece-nos paisagens calmantes e águas cristalinas. Aberto em 2012, é um centro de eco-turismo indígena que preserva tradições e emprega aborígenes. Do centro de informações apanhamos um shuttle que, por dentro da floresta, nos conduz à garganta. 

As boas vindas da Kookaburra
Encontrámos um cenário encantador. Perfeita harmonia entre o rio Mossman, que abraçando as enormes pedras por si lapidadas vai deambulando pelo o seu caminho tendo por protecção a floresta tropical. Calma e paz, é o que se respira.

Mossman Gorge
Mossman Gorge
Mossman Gorge
Mossman Gorge
Outros recantos se escondem dentro deste enorme e maravilhoso parque. Por passadiços, trilhos e pontes suspensas fomos deambulando pela floresta, descobrindo miradouros surpreendentes. 

Rio Mossman
Ponte suspensa sobre o riacho Rex
Rio Mossman
Dissemos adeus à Mossman Gorge e iniciámos a descida até Port Douglas. Curiosamente a entrada nesta cidade costeira lembrou-me a nossa Vilamoura. A marina, o conjunto de vivendas harmoniosas e aldeamentos turísticos que se dispõem ao longo da avenida bem arranjada, transportaram-me até Portugal. Um miminho aqui tão longe!

Marina de Port Douglas
Marina de Port Douglas
Capela de Santa Maria ao Pé do Mar
Port Douglas War Memorial
Explorando caminhos, fomos ao miradouro. A vista por uma nesga vale bem a subida íngreme! Ao longe e com todo o seu esplendor, Four Mile Beach. Apesar dos 26 graus sentidos ao sol, o vento forte e fresco afastava os banhistas. Talvez no verão seja mais convidativa! 

Miradouro
Ao fundo Four Mile Beach

Já na praia de Four Mile e apesar do vento frio, uns corajosos fizeram questão de assentar arraiais. Not for me!!!

Four Mile Beach
Pensando na vida!
Anzac Park
Port Douglas ficou vista e já com o crepúsculo no horizonte seguimos caminho pela Capitain Cook Highway. Pela costa, sentido Palm Cove, muitos são os recantos onde pudemos encostar e apreciar as belezas da natureza. Praias sem fim numa Austrália de contrastes. 

Oak Beach / Wangetti Beach
Red Clief Point ???
Construindo pinocos para a posteridade!
Obra quase pronta...
Atmosfera lunar!
Nice!
Seguiu-se Palm Cove, a última paragem desta nossa epopeia. Palm Cove é conhecida como sendo uma praia carismática bem perto de Cairns. Por razões que se desconhecem, estava um frio de rachar, uma ventania diabólica! Ficou no entanto registada para a posteridade mais uma imagem de uma praia do Pacífico. 

Palm Cove Beach
Ao fundo Double Island
Encontros imediatos!
Ao longo de quase 300 quilómetros percorremos um estado de constrastes, uma Austrália diferente, verdejante e costeira que exala esplendor e carisma, não deixando ninguém indiferente. Regressámos a Cairns com o sentimento de missão cumprida e coração cheio. Queensland não é só Barreira de Coral!

CSD

Comentários

Mensagens populares