CAIRNS



Esplanade Lagoon


A 2500 quilómetros de Sydney, para norte deste vasto continente australiano, fica Cairns. Esta cidade provinciana é hoje popular destino turístico e nasceu como interposto de apoio aos mineiros que faziam a travessia em direcção ao rio Hodgkinson, em busca do "El dourado". Mas Port Douglas revelou-se mais conveniente e Cairns estagnou no tempo. Hoje, esta cidade é porto importante para exportação de cana de açúcar e acomodação de milhões de turistas, que anualmente querem visitar as principais atracções. Bem situada é a base perfeita para quem se quer aventurar na Grande Barreira de Corais, na Daintree Rainforest, na Atherton Tablelands, em Kuranda, em Cape Tribulation e em Port Douglas.


Homenagem ao soldado




Com poucos pontos históricos, Cairns vê-se depressa. A marginal "Esplanade" é um passeio bonito e um bom cartão de visita. Alguns monumentos salpicam o caminho e lentamente, tendo como moldura o mar, desembocamos na marina onde tudo acontece. É de lá que todos os dias os vários operadores turísticas transportam os exploradores para aventuras de sonho. Um frenezim de turistas, num vai e vem de catamarans. 

Esplanade
Infelizmente Cairns não é famosa pelas suas praias, o que para nós foi uma surpresa. A maré cheia esconde um solo lamacento, um lodo pouco atractivo que desponta nas tardes, com maré vazia. Feio! Ganha a passarada que se consola com os petiscos escondidos. 

Para compensar a falta de uma boa praia, um mergulho na Esplanade Lagoon, uma piscina pública que consola quem por lá passa. A alternativa é ir norte acima em busca de praias como Palm Cove e Four-Mile Beach. Ou para os mais aventureiros, Green Island e Fitzroy Island.  

Marlin Marina

Muito verde, ou não fosse esta uma cidade de clima tropical, Cairns tem como lema, "Gorgeous in one day and beautiful in the others". E confirma-se! Foram 6 dias de luz e calor. No último dia choveu, para não deixar saudades!

Na esplanada do Cairns Zoom & Wildlife

E o momento alto deste dia foi, obviamente o miminho ao Koala Micro, um macho de 6 quilos que fez as nossas delícias. Queensland é o único estado australiano que permite o interagir directo com os Koalas. Enquanto nos outros estados só é possível fotografar ao lado da estrela, aqui podemos pegar e fazer festas. Tínhamos que marcar esse ponto!



A família Koala
Micro, o Koala activo
Miradouro na Wharf Street


Tempo houve para visitar o Flecker Botanic Gardens, hoje Cairns Botanic Gardens e os seus lagos centenários. Aberto ao público em 1888 esta pérola botânica é um perfeito paraíso para fauna e flora e claro, para todos aqueles que o visitam. No Conservatório, edifício construído em forma de folha de palmeira típica da região, encontramos uma variadíssima gama de espécies únicas de borboletas, plantas carnívoras, palmeiras e fetos. Percorrendo a floresta tropical deparamo-nos com o Jardim Chinês da Amizade inserido num dos lagos de água doce. Para lá do riacho, o lago de água salgada. Um óptimo passeio.     

Jardim Botânico
Conservatório do Jardim Botânico
Pose de borboleta!
Planta carnívora
Jardim Chinês da Amizade
Lago centenário de água doce inserido no Jardim Chinês da Amizade

Já de regresso ao centro da cidade, visitámos o Cairns Museum situado num dos edifícios de referência. Representando a arquitectura do colonialismo é hoje a escola de Artes de Cairns. Um museu que nos conduz do passado ao presente, consciencializando quem o visita, da gigantesca evolução dos tempos! 

Cairns Museum
Shark Dundee!
Ponto de partida para outras descobertas, esta Cairns é uma cidade com muita qualidade de vida, pessoas hospitaleiras e um clima fantástico. 

Turismo aéreo
Esplanade Lagoon
E pronto, assim se passaram 7 dias no estado de Queensland, entre a cidade provinciana de Cairns e a maravilhosa Grande Barreira de Corais, entre a vila hippie de Kuranda e a sua primitiva floresta tropical inserida no Atherton Tableland. As praias mais a norte fecharam o capítulo "Queensland - The Sunshine State", numa sadia promiscuidade entre floresta e mar. Indiferente ninguém fica. 

CSD


Comentários

Mensagens populares