ATHERTON TABLELANDS - PARONELLA PARK


Metemo-nos à estrada. Havia mais Austrália por descobrir. Ainda pelos caminhos de Queensland, alugámos um carrito e iniciámos a exploração das falls. Saímos de Cairns e rumámos a sul decididos a ver tudo. E tanto que há para ver por todo este Wooroonooran National Park!


Walsh's Pyramid
A 25 quilómetros de Cairns integrada numa paisagem campestre, já bem perto de Gordonvale, eis que nos surge imponente a Pirâmide Walsh. De constituição granitica, é uma das maiores e mais largas formações naturais de pirâmides do mundo, com 922 metros de altura. A "Pyramid Race" é um desafio que ocorre em Agosto e somente abraçado pelos mais corajosos e bem preparados fisicamente. Este evento desportivo teve início em 1959, na sequência de uma aposta entre dois produtores de cana de açúcar. Chegar ao cume da pirâmide no menor tempo possível foi o desafio. Hoje, são 11 quilómetros de uma subida sem fim, sinuosa, agreste e uma descida quase em queda livre. O recorde é de 1h15m34s e pertence a Neil Lybinsky. De loucos! Nós... continuámos viagem!

O próximo destino: Lake Berrine. Resultado de uma erupção vulcânica há mais de 10.000 anos, esta cratera cheia de água cristalina é o local ideal para uma pausa. Mesmo sem sol, o lago conforta a nossa vista. A Casa de Chá é o local perfeito para repor energias. Muito bom!  
Lake Berrine
Lake Berrine
Seguimos viagem em direcção a outro lago: Lake Eacham. Mais um lago vulcânico inserido numa paisagem de floresta tropical e muito procurado para veraneio. O dia não convidava a banhos, mas mesmo que convidasse.... não obrigada!

Lake Eacham
Continuando estrada fora, fomos à procura da Curtain Fig Tree em Yungaburra. Esta árvore de figueira, impressionante obra da natureza, estima-se que tenha cerca de 500 anos. A sua formação é curiosa pois resulta da inclinação de uma árvore em direcção a outra formando um ângulo de 45 graus. As raízes aéreas, uma espécie de lianas, vão crescendo a partir da árvore em direcção ao solo formando esta cortina espessa e misteriosa. Algumas raízes têm mais de 15 metros! A natureza é fantástica!   

Curtain Fig Tree
Curtain Fig Tree
Explicação do mistério
Mais descobertas nos esperavam por esta Austrália profunda. O caminho faz-se bem, por estrada harmoniosa ladeada por campos bem tratados que mais parecem jardins. As plantações de cana de açúcar são parte integrante da paisagem e são a perder de vista! São quilómetros de doce em forma de caniçal. Dá gosto conduzir neste lado do mundo, apesar de ser do outro lado da estrada! 

Austrália profunda
Austrália profunda
E chegámos às Malanda Falls, cujo nome aborígene é Tutamonlin. Esta cascata transformada em piscina pública faz as delícias de quem por aqui passa. Este é também o local ideal para se avistarem os "Kanguroos" que sobem às árvores! Não tivemos essa sorte!

Malanda Falls
Tree Kanguru - só para conhecer.
Novamente na estrada à descoberta das Millaa Millaa Falls. Mais Austrália profunda e um trilho por dentro da floresta tropical até à obra da natureza, criada por Deus.

Austrália profunda
Trilho na floresta tropical
Millaa Millaa Falls
Percurso do rio de Millaa Millaa Falls
Seguiram-se a Zillie Falls e a Ellinjaa Falls. Mais duas pérolas da natureza que fazem parte do circuito de quedas de água, em plena floresta tropical australiana. 

Zillie Falls
Ellinjaa Falls
Fechado o circuito das cascatas, rumámos em direcção ao destino final: Paronella Park.


" Everyone has a dream" 

José Paronella, um catalão sonhador, chegou à Austrália em 1913 em busca da vida perfeita. Após vários anos de trabalho árduo no sector da cana de açúcar, José descobriu a semente do seu sonho. Numa viagem pela floresta circundante encontrou o local ideal para edificar o seu castelo e dar asas à sua imaginação. Assim nasceu o Paronella Park. Matilde, a noiva que deixou na Catalunha não conseguiu esperar ... e José casou com a sua irmã mais nova, Margarita. De regresso à Australia em 1929, adquire a terra dos seus sonhos e juntos, começam o que é hoje património histórico.        

Salão de festas com bola de cristal!
Ao longo de vários anos, José Pedro Enrique Paronella foi transformando a floresta densa num local de sonho. Ao lado das Mena Creek Falls, José encontrou o lugar ideal. Começou por construir a famosa escadaria de 47 degraus que viabilizava todas as outras obras pensadas. Por ela subiam e desciam os materiais necessários e o sonho avançava. 

47 degraus que viabilizaram o sonho
O castelo, as áreas de picnic, o campo de ténis, as escadarias, os túneis e as pontes foram as obras que se seguiram com base em memórias de infância. Foram anos de intenso trabalho em nome de um sonho. E que sonho!    


Casa para repouso e descontração
"Lower Refreshment Rooms" e fonte.
Para além das obras em cimento, José plantou ao longo dos vários anos mais de 7.000 árvores tendo sempre em mente o seu projecto paisagístico. Uma das avenidas mais procuradas é a Kauri Avenue, uma fileira impressionantemente de pinheiros Kauri que nos encaminham até à Cascata Mena. 
Avenida de pinheiros Kauri
Em 1933 foi construída a primeira central eléctrica a norte de Queensland para fornecer energia aos 5 hectares que constituíam o Paronella Park. Em 1935 abriu ao publico, convidando todos para sessões de cinema ao sábado à noite e para desfrutarem de todas as acessibilidades disponíveis. Serviço público, portanto! 

Os meus homens na Mena Creek Falls
Mas nem tudo foi um sonho. Paronella Park sofreu ao longo dos tempos algumas vicissitudes naturais e não só. Em 1946, um descarrilamento de toros de madeira desceu colina abaixo e destruiu grande parte das construções. 6 meses mais tarde o parque estava novamente aberto ao público. Furacões e inundações e até incêndios fazem também parte da história deste maravilhoso parque. 

Mena Creek Falls
Mena Creek Falls
José faleceu em 1948, mas o seu legado foi perpetuado através dos seus descendentes e hoje, nas mãos de particulares, continua a deslumbrar quem por lá passa. 


Vista da ponte suspensa
Trio em Paronella Park
A terminar, um refrescante "Margarita icecream", gelado criado pela própria dona da casa nos seus primórdios, mulher do sonhador José. Também ela está de parabéns por ter acreditado no sonho.

CSD  

Comentários

Mensagens populares