"NEVER SURRENDER"

Fomos à bola! 

Foi o nosso baptismo na AFL ou seja, Australian Football League. Foi uma aprendizagem completa.

Inicialmente apelidada de Victorian Football League, passa a AFL em 1990. Esta liga que se joga durante o inverno australiano ou seja de Março a Setembro, é composta por 18 equipas representando todos os estados da Austrália.  

Spotless Stadium - Sydney Olympic Parck
Giants vs Richmond (Tigers)
Semelhanças com o nosso futebol, nenhumas! Começa por ser um desporto de contacto onde os 18 jogadores se posicionam no campo oval conforme acharem oportuno, e cuja missão é pontapearem a bola esquisita em direcção a dois altíssimos postes. Se passar bem no meio, 6 pontos, se passar ao lado mas no meio dos postes mais baixos, 1 ponto. São 4 tempos de jogo completamente acelerados. Mais regras, não sei! Várias linhas coloridas pintadas num campo estranho, onde o que se passa no ponto oposto só é visível no ecrã do estádio! A preparação física é notória, pois contrariamente aos "armários" do rugby, estes são atletas altos, esguios e rápidos.  

E nós fomos apoiar os Giants! "There's a Giant in all of us"!

Torcida Giants
Equipados com as cores do clube e a convite de um grande amigo, preparámo-nos para a festa. Confesso que o início foi complicado para o nosso clube. Os Tigers entraram literalmente ao ataque e muitas foram as bolas que passaram mesmo no meio do poste mais alto, ou seja, um somatório de 6 + 6 + 6 ... "Go Giants", era a palavra de ordem!

Ataque alucinante
Se dentro do campo a coisa estava morna, fora...quase adormecida! Não era um "jogo grande" mas até nisto o nosso futebol é bem mais efervescente! Cânticos de apoio... poucos, "Hollas" ... nada, e os afamados palavrões, tão libertadores em ocasiões de pressão...nem um. A assistir, muitas famílias com crianças pequenas, bastantes grupos de jovens laranjas resignados à sorte, e depois este grupo, que tentando entender as regras, fazia a festa laranja o melhor que podia e sabia.

Equipado a rigor
Yish! Estamos a perder!
Isto está mau!
E não é que no fim deu tudo certo? A enorme desvantagem persistiu até 10 minutos do final do encontro! Subitamente a bola esquisita começa a bombardear os postes grandes dos Tigers e ... 

Giants 78 vs Tigers 75! 

Para primeira ida à bola, até que foi surpreendente e emocionante. E "NEVER SURRENDER é para cumprir! Havemos de repetir.

CSD

Comentários

Mensagens populares