SYDNEY FISH MARKET

O Sydney Fish Market vem nos guias e mapas da cidade como sendo um ponto turístico e de obrigatória visita para quem passa ou fica. Uma lacuna nos meus já 8 meses de estadia por estas terras austrais! 

Sydney Fish Market
A manhã não convidava a grandes passeios. Convenhamos que o clima tem andado muito estranho por estas terras longínquas. Chuvadas, ventos intensos, ciclones, oscilações súbitas de temperatura têm sido uma constante ao longo destes últimos dois meses. Ora, perante isto, a inércia começa a bater palminhas e a manta a reclamar o seu espaço no sofá. Além do mais, o outono já picou o ponto!. Não, hoje e de máquina em punho, saí porta fora em busca do novo ponto de interesse. O trajecto foi curto e depressa cheguei à Blackwattle Bay, em Pyrmont. O cheiro a peixe aliado à gritaria das gaivotas reclamando os restinhos, fizeram-me crer estar no sítio certo. O espaço é grande mas a beleza deixa a desejar, como é apanágio de qualquer lota ou doca de pesca. Riachos a céu aberto, caixas de esferovite empilhadas aguardando o seu momento de glória e homens "aventaleiros" de mangueira na mão, é cenário pouco atractivo. No centro aglomeram-se automóveis num enorme parque de estacionamento e na periferia, um aglomerado de barracões que exigem uma visita individual. O peixe é rei, mas também há carne, vegetais e pão. Um mercado completo. 

E assim, eu vi-me subitamente acompanhada por dezenas de orientais chegados em excursões organizadas. Juntos fomos penetrando num oceano de criaturas aquáticas. 
A primeira reação foi; WOW! Para uma "méditerranée" como eu, foi um regalo para a vista. A paleta de cores era absolutamente extraordinária, a apresentação dos espécimes, metódica e estruturada. A frescura podia-se cheirar!   

Primeiro os peixes; uns mais familiares que outros. Muitos, apetecíveis numa boa grelha portuguesa!

Pescado fresco


Depois os mariscos, e que mariscos! Crus, cozidos, grandes, pequenos, conhecidos, estranhos, enfim, uma panóplia à escolha e para todas as bolsas. 

Panóplia de maricos
Panóplia de maricos
Panóplia de maricos

E os especiais!


Pepinos do mar a peso de ouro!


Ostras (sem pérola)!
E os nossos favoritos também lá estavam...

Metades de bacalhau!
Olha a sardinha fresquinha!

A par desta oferta existe o mercado da restauração. Ladeando com a venda dos produtos frescos, vitrines enormes expõem os produtos já confecionados, para delícia dos orientais. Caixinha a caixinha vão escolhendo as iguarias para repasto e no final, sai barão! Confesso que a mistura de cheiros e a apresentação me fez salivar! 



Produtos confeccionados

Para os amantes do afrodisíaco, pratos já feitos.



Degustação!
Mais à frente, as sobremesas!


Perfeito.

E eis o resultado da minha incursão pelo Sydney Fish Market.

Barramundi assado "à Je".
Assim se alegra uma manhã tristonha e se programa um jantar em beleza. Seguramente um local a revisitar, com a família, e de a carteira cheia!

CSD

Comentários

  1. Mas que belo "ar"tem o teu peixe.
    Beijinhos.
    Continua a escrever.
    ADRI

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares