O FIM DE UM CICLO


Bolo de aniversário para os 30 anos da AFDP (2012)
Regressada de um continente diferente, onde a calma e a informalidade facilmente se entranham no nosso ADN, dou por mim parte integrante de uma associação e de uma causa. Foi um tempo de entrega completa à AFDP, a todas as suas actividades e claro, ao Bazar Diplomático. 

Cinco anos foi o tempo de paragem em terras lusas. Esta participação na AFDP representou para mim uma aprendizagem importante para a vida que abracei. Tive oportunidade de participar no desenvolvimento de um trabalho salutar em prol da defesa das famílias dos diplomatas, no despertar de consciências e reivindicações.  Saber ouvir testemunhos antigos, vivenciar experiências reais, fez-me perceber as fragilidades. E são muitas, para a família e principalmente para o cônjuge. E é nesse sentido que se levanta a voz da AFDP.

Também participei em inúmeros eventos e visitas destinadas a acolher e integrar em Portugal o corpo diplomático estrangeiro. Esta panóplia de línguas e costumes enriquecem também a nossa cultura. E é bom saber que se sentem bem em Lisboa.

Outro desafio foi o do Stand de Portugal integrado no Bazar Diplomático. Um orgulho imenso por ter feito parte desta equipa que há anos consegue milagres em dois dias. Os montantes angariados foram integralmente distribuídos por instituições de solidariedade social, em áreas muito diversificadas. E o Stand de Portugal vestiu-se sempre do melhor que se produz a nível nacional. Foi um prazer enorme trabalhar para esta causa tão nobre e constatar que apesar de todas as adversidades conjunturais o povo português continua solidário e amante da beneficência. Obrigado a todos os que nos ajudaram a ajudar e a realizar sonhos.

Dra Maria Cavaco Silva - Entrega de donativos 2016
Entrega dos donativos do Bazar de 2016

E é tempo de voltar a partir, seguindo o marido numa nova aventura, desta feita para mais longe. De armas e bagagens deixaremos um Portugal pacífico, temperado, resignado e sonhador, e aterraremos em terras de Sua Majestade, que respira informalidade sob uma capa de regras e leis rígidas, mas que fazem toda a diferença. Só tenho ouvido elogios, muitos em jeito de suspiro, desta terra de desertos e planícies, de cangurus, do surf e do rugby. Espera-nos seguramente uma cidade desenvolvida, cosmopolita, onde a informalidade aparece a cada canto e onde o povo se diz amistoso. A integração levará o seu tempo, mas com a família unida, tudo será sempre mais fácil. Esse é o segredo da vida de um diplomata.



Resta-me agradecer a todos aqueles com quem privei ao longo destes anos, o respeito, a educação e o reconhecimento que amavelmente me demonstraram. Ser reconhecida pelo trabalho desempenhado e ser elogiada por todos é algo que levarei no meu coração e na minha alma. Vou e o ciclo se encarregará de me fazer regressar e abraçar novos desafios.

Continuarei a alimentar estas páginas, Contando Vivências, para que em jeito de desabafo, façam parte desta nossa nova aventura. Juntos descobriremos o mundo. 

Até breve
CSD

Comentários

Mensagens populares