NÃO É NEVE! É GRANIZO!

NEVE EM LISBOA!!

Pela primeira vez na minha vida, o olhem que já levo uns anitos disto, vi nevar em Lisboa. 




Por ser uma raridade, foram uns minutos de puro encanto. Não está frio que o justifique. As temperaturas rondam uns amenos 9º C, mas São Pedro brindou-nos com este manto branco, que para lisboetas, é um acontecimento raro. 


A noite deu o mote, pois por volta das 2 da manhã trovejou com tal intensidade que por momentos pensei estar novamente em África!! Depois, as pingas grossas começaram a bater à janela num tal frenesim, que nos assustou. 


Amanheceu anormalmente escuro. O céu carregado esconde a luminosidade desta Lisboa habitualmente cintilante. Por volta das 8h, abruptamente começam a cair as pingas sonoras que de moles nada tinham. Saltitantes, bolinhas brancas acenavam à minha janela, estatelavam-se na minha varanda e pintavam um cenário habitualmente colorido, de puro branco. Apeteceu-me sair, ir tocar, ver com olhos de deslumbramento. 


Foram breves minutos, mas logo se ouviram as sirenes dos bombeiros, da polícia, da protecção civil. A marcha dos automóveis tornou-se lenta, cautelosa e as subidas e descidas traiçoeiras. A velocidade citadina não está habituada a esta cautela. 

Pararam as pedras, voltaram as pingas. Continua a trovejar e a relampejar. Alerta amarelo para Portugal. Ainda se vislumbram montinhos de neve nas bermas da estrada ou abrigos protegidos. Depressa se transformarão em pasta lamacenta e suja. É a parte feia que o manto belo esconde. 

Restam estas imagens que testemunham que num mês de Janeiro, NEVOU EM LISBOA.

CSD

Comentários

Mensagens populares