CIÊNCIA À TARDE

Pois o tempo está bom, pelo menos para nós, veraneantes de Lisboa. Já os queixumes se escutam daqueles que cultivam os solos agora secos e se desesperam para alimentar as "cigarras". Mas há que aproveitar o que São Pedro nos dá, e com crianças à guarda, a sombra de casa não é alternativa.

Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
O Pavilhão do Conhecimento foi criado no tempo da Expo 98 e permanece para diversão daqueles cujo cérebro ainda gosta de ser surpreendido e principalmente, ser posto à prova. Ora a exposição de "O mar é fixe" serviu na perfeição para despender energias e fazer pensar. Localizado num espaço outrora degradado e degradante, o Pavilhão do Conhecimento ladeia hoje com o rio Tejo e com os percursos destinados àqueles que gostam de esticar as pernas. 

Passeios do Parque das Nações
Reunida a família, entrámos no desconhecido. Embora os preços dos bilhetes não sejam cativantes, lá se fez o sacrifício em prol da ciência tão esquecida nas escolas e até na vida.

Accionando motores de uma nave
O espaço é grande e tem muito para explorar. Deparamo-nos primeiramente com uma sala dedicada ao mar. Saber como accionar motores de uma nave, sentir a sensação da piscina de bolas, guiar barcos telecomandados, tentar arrumar um contentor utilizando uma grua, explorar um navio afundado, equilibrar cascos de navios, fazer salvamentos, utilizar a energia eólica para navegação, etc. Foi uma parte da tarde bem passada entre o virtual e o real.

Piscina de bolas
Mas a tarde da ciência ainda ia a meio. No andar de cima esperava-nos mais emoção, coragem e criatividade. Já previamente agendado, estava um atelier de "Caviar de frutas". Com os aventais colocados fizemos a experiência de transformar o pó das algas em bolinhas de gelatina com sabor a frutos. E são boas!

Experimentando ....
Caviar de frutas
Mas a verdadeira emoção estava no alto. Uma bicicleta em suspensão! Para trás e para a frente, pedalar no ar foi a novidade. Grandes e pequenos sentiram a verdadeira emoção dos equilibristas.

Bicicleta em suspensão
Bicicleta em suspensão
Mais à frente outra sala chamada "Brincar ciência".

"A casa inacabada"
Aqui sim, fomos todos postos à prova!
Conduzir um carro de rodas quadradas, deitar sobre uma cama de pregos, fazer subir um balão de ar quente, experimentar saltos de astronauta, brincar com ilusões de óptica, fazer-se colar numa tela vertical, experimentar jogos de táctica, astucia e perícia, etc, tudo nos fez pensar e perceber melhor a ciência.

Colagem em tela vertical
Cama de pregos
Carro de rodas quadradas
Ilusão de óptica
Astronauta
Por fim outro atelier desta feita dedicado às "Marés negras". Com batas brancas vestidas que apelavam ao nosso lado mais cientista e uma parafernália de instrumentos iniciámos a nossa descoberta. Prevenir é o melhor remédio já se sabe pois, acontecida a desgraça, pouco ou nada resta fazer. Mesmo assim tentámos o nosso melhor para salvar o planeta.

Experiência para retirar petróleo do mar.
E assim se passou uma tarde, que além de nos proporcionar diversão, nos ensinou que tudo na vida tem ciência.

CSD

Comentários

Mensagens populares