CARNIS VALLES

Esta festa grega, que nasceu nos anos 600 ac já não é o que era. Quer queiramos ou não, a motivação para a galhofa anda desaparecida e a vontade de transformação vai muito mais além do simples disfarce.  Hoje a mudança de roupagens não chega para alterarmos o estado desta vida! Mas povo que é povo gosta disto, e mesmo sem feriado, saiu à rua e foliou lá, onde é tradição. Nascendo pagã, foi adoptada pela Igreja Católica em 590 ac. Esta festa gorda antecedia a quarta feira de cinzas que representa a penitência e a privação. "Carnis Valles" ou os prazeres da carne eram vividos por todas as classes e durante estes três dias bebia-se, comia-se e festejava-se muito. As máscaras eram um disfarce perfeito para ocultar a folia dos mais audazes.   

Mas apesar do Carnaval ser para grandes e pequenos, são as crianças que o desfrutam mais. Ora, cabe às escolas dar uma mãozinha e proporcionar momentos de descontracção. Foi o que aconteceu no Liceu Francês de Lisboa.




Pelas 16h rumámos todos, pais e filhos, ao espaço onde a folia iria ter lugar. Comprado o ingresso, demos entrada. À nossa espera os alunos mais crescidos, que com toda a imaginação, desenvolviam actividades e jogos para ocupação do tempo. E houve de tudo.

Pontaria
Mais pontaria
Descoberta de bola de tenis e moeda no chocapic.
Equilibrio e rapidez
Força do Power Ranger, do Cawboy e do Ninja
Comida e bebida
Algodão doce
Espaço de arte e pintura
E pronto, mais uma festa de Carnaval e um Power Ranger. Segue-se a Páscoa, a 8 de Abril. 


CSD

Comentários

Mensagens populares