AS MINHAS MÃOS DE ARTISTA


CRIANDO ARTE PARA COMER

Seguindo a onda de loucura que envolve hoje em dia a decoração de bolos, também eu fui experimentar. 

Finalmente integrada em Portugal e tendo vislumbrado já a dita arte em terras de Moçambique, tomei coragem e lá me inscrevi numa das escolas mestras nestas artes da criação de maravilhas comestíveis. Confesso que a motivação era genuína, mas o medo do fracasso e a consciência da pouca vocação na criação de um bolo apelativo, era algo que me fazia recear.

Num sábado, deixando a família entregue a ela própria e destinando tempo para mim, percorri os poucos quilómetros que me separavam da escola, lá para os lados de Benfica. As alunas foram chegando aos poucos e reunidas as condições, foi dada a ordem de ingresso no espaço onde a arte iria ter lugar. À nossa espera um arsenal de magia. O bolo em bruto ressaltava no meio da nossa área de trabalho e ladeava com instrumentos que eu nunca tinha visualizado! Certo é que o bolo em exposição e réplica daqueles que supostamente sairiam das nossas mãos ao fim das quatro horas, era lindo...

Bom, começada a explicação metemos a mão no bolo e aprendemos como utilizar os instrumentos, cortar direitinho, rechear e barrar de modo a prepará-lo para a colocação da cobertura. Com algum esforço, trabalhou-se a capa. Confesso que esperava que a massa fosse bem mais fácil de modelar, mas nada que esticadelas direitas e esquerdas não resolvessem. Cobertura colocada, passámos à criação do boneco decorativo que neste caso, foi o elefante. 

Bolo já com cobertura e ares de elefante.
Apreendidas as regras básicas para a criação de um boneco, comecei a ver jeitos de elefante. A criatividade despontava a cada amassadela, e com os truques da mestra, foi canja!!

Tromba em preparação.
Já se nota!
Depois, foi o embelezar da cobertura. Com os instrumentos e maquinaria que existem hoje em dia, é muito fácil fazer maravilhas. Basta ter imaginação, tempo e gosto.

O meu ficou assim.

O Sr. Elefante
O Sr. Bolo.
Todas juntas expusemos as nossas obras para a fotografia da posteridade. Atendendo a que tudo isto se come..... é bom que se registe previamente o que as nossas mão conseguiram realizar. E houve bolos para todos os gostos.


Chegada a casa, apresentei a minha obra. A família ainda duvidou que realmente as minhas mãos o tivessem feito sem ajuda, mas foi realmente isso que aconteceu. E para mostrar que era mesmo possível, decidi fazer um urso. Utilizando um resto de uma só cor, ficou assim.


E com diploma na mão, preparo-me para qualquer dia frequentar o segundo nível e quem sabe alguns mais avançados. Esta descoberta não só aguça o nosso espírito criativo, nos relaxa, como também nos faz sentir criadoras das nossas coisas e sonhos. 

Depois, é preciso ter coragem para dar o primeiro golpe!!

CSD


Comentários

  1. Aceitas encomendas?
    Mandei fazer um bolo para a minha mãe e não ficou tão bonito

    Beijinhos

    LMTS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe se um dia não terei de mudar de ramo!!! Mas tenho ainda muito para amassar!! Bj

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares