A BOCA DO INFERNO

A Boca do Inferno
Há quantos anos eu não visitava este lugar onde a natureza bruta pinta os seus quadros? Mas regressada a casa, parece que tudo está por rever e recordar. O concelho de Cascais, mais propriamente o Guincho, foi o destino escolhido por nós, numa bela tarde de Setembro, para se assinalar uma data merecedora de festejo.


Boca do Inferno
O caminho leva-nos pela Marginal que continua bela e sinuosa tal como outrora. E o Bugio lá está, sempre atento a quem passa. Apesar das primaveras que já floresceram, ainda sou do tempo em que aproveitando domingos soalheiros, as famílias rumavam estrada fora nos seus carros de fim de semana, polidos e artilhados, em direcção ao Guincho, naquilo a que se apelidava de "passeio dos tristes". Triste não era o passeio, mas sim a falta de imaginação dos veraneante em escolher novos roteiros turísticos!


O almoço de festejo foi à beira mar. As Furnas do Guincho é um daqueles renovados restaurantes que insistem em dar abrigo alimentar há mais de 30 anos. Aquele imenso oceano Atlântico, cuja cor escura esconde tesouros, embalou com as suas ondas o nosso manjar.  As gaivotas também marcaram presença cantando sinfonias de amor. 


Oceano visto do "Furnas do Guincho"
E a Boca? Essa lá estava escancarada, no seu intenso engolir, amedrontando os temerosos e deslumbrando os audaciosos. Se o inferno é assim, não o sei dizer, mas as gotas que nos atingem atiradas pelas vagas mais fortes, têm sabor a medo. Sem o "ah!!!" de espanto não se pode dizer que passámos pelo Guincho!! 


Boca do Inferno
Já no regresso, umas queijadinhas de Sintra compradas à beira da estrada do concelho vizinho, adoçam a boca ainda escancarada de admiração.  Mas há mais para adquirir, tal seja a vontade de quem por ali se perde nas tardes de agora ou do antigamente.

Apesar do tempo passado, as excursões dos mais vividos insistem em visitar a Boca do Inferno, abrindo, também eles de espanto, as suas bocas descompostas. Lá na terra não há disto, e vão ter o que contar.    

A tarde ía avançando e outros compromissos surgiam. Deixámos o Guincho e a famosa Boca do Inferno satisfeitos com a recordação. O tempo passa mas a natureza permanece igual às nossas memórias.  


CSD

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares