AMBANINI MOÇAMBIQUE

Cidade de Maputo
Deixo Moçambique com sabor a pouco. 
Levo no coração dois anos compensadores em vida e alma. 
Aqui renasci depois de um tempo perdido noutras terras. 
Aqui fiz amizades verdadeiras, conheci gente diferente. 
Aqui VIVI.

Deixo a terra do sol, das praias, do calor.
Deixo as comidas boas com cheiro português.
Despeço-me das gentes pacificas, trabalhadoras.
Fujo dos trapaceiros que me fisgaram, procurando vida melhor.
Deixo uma cidade que respira progresso.
O resto, é uma terra parada no tempo à espera de crescer.
Mas esse estagnar, lapidou-me.
Parto mais pura e menos consumista. 
Parto mais solidária, mais humana. 

Vi muita coisa bonita. Por ela vou suspirar.
Também vi o que não devia existir. Mas a sociedade revela-se pobre.
As minhas lágrimas não resolveram, mas foi assim que reagi.
A simplicidade que mostram não é opção, é imposição. 
Ajudei conforme pude, sendo ajudar tarefa difícil.
Mas há gente lusa que continuará a trabalhar.
 Renascerão sorrisos nesses lábios adormecidos.
É esta a humanidade que Deus deseja.

Foi também aqui que nasceu este blog.
Com ele iniciei o relato das minhas vivências: vivências contadas.
Amigos e desconhecidos recordaram esta terra.
Para outros, foi tempo de feliz descoberta. 
Foi com este blog que libertei a minha escrita.
Foi Moçambique que me deu o que contar.

Lourenço Marques de outrora, foi a cidade onde me conceberam. 
Quiz o destino que nascesse em Portugal.
Voltei criança para viver a infância e voltei agora, no estado adulto.
No meu sangue corre Lourenço Marques, Nampula, Porto Amélia.
Nos meus genes sempre houve e haverá Moçambique.

Volto a partir, levando estas vivências únicas bem guardadas no coração.

Itavonana Moçambique.

CSD

Ambanini: Adeus
Itavonana: Até qualquer dia. 

Comentários

  1. "O meu objectivo é colocar no papel o que vejo e o que sinto da forma mais simples e melhor". Ernest Hemingway.
    Boa viagem
    MATS

    ResponderEliminar
  2. Talvez possamos voltar aí em férias.Eu gostava de repetir.
    Qdo voltas?

    Bjos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares