VIDE GRENIER

É agora ou nunca. A tralha é sempre a mais e não falta quem a queira!

Já com a despedida no horizonte, carregámos o jipe e lá fomos manhã cedo para o espaço da escola francesa. As portas foram abertas para um evento que é muito comum no norte da Europa: a venda de velharias ou bens já em desuso. Este ritual faz as delícias de muitos povos!!

Nós e muitas famílias alombaram as tralhas que já estorvam. Esperava-se que os duzentos meticais pelo aluguer da mesa tivessem retorno. A variedade era grande e a concorrência também. Perto de vinte mesas expunham os objectos que os donos deixaram de querer.
Escola Francesa de Maputo
Durante toda a manhã as bancadas de venda foram nascendo no espaço já conhecido da escola. De tudo foi possível ver! Á venda concorriam o bom e o mau, o intacto e o partido, o novo e o velho. 
Escola Francesa
Escola Francesa
Nesta espécie de "brocante", encontrava-se roupa e sapatália daqueles que já cresceram, brinquedos velhos dos que já procuram outros interesses, jogos de computador antigos e já muito conseguidos, vídeos já vistos, livros há muito lidos, artigos de puericultura que já não esperam bebés, artigos de "ménage" que já  alimentaram muitos seres, malas que já terminaram as suas viagens, bicicletas que não evoluem mais e electrodomésticos que há muito pediam reforma. Os preços variavam e as pechinchas pediam-se. 
Bancada do Afonso
E nós, com os nossos artigos fizemos algum sucesso. A nossa bancada era, pelo menos, a mais bonita! Vendemos o usado e o pindérico, mas o bom e o útil ficou sem clientes. As coisas que mostrámos aos outros eram boas, demasiado boas, para fazer abrir a bolsa daqueles que foram à procura. As necessidades são diferentes por estas bandas. A criançada cresce com pouco e as empregadas substituem o que por esse mundo fora se compra para simplificar a vida de pais e filhos.  

Esta manhã passada na escola rendeu o suficiente. A experiência deste evento vai-nos seguramente enriquecer. Vai-nos, no mínimo, obrigar a pensar no destino final dos bens, sempre que o nosso vício compulsivo nos fizer COMPRAR, COMPRAR, COMPRAR! 

CSD

Comentários

  1. Gosto de visitar regularmente o teu blog,gosto!muito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela tua fidelidade. É sempre bom saber que quem lê, sente vontade em opinar. A participação do leitor é o maior incentivo do escritor. Beijinhos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares