5éme TRIATHLON EN FRANÇAIS

Como mais vale tarde do que nunca, aqui fica a referência ao evento já passado da Escola Francesa.

Às 7h30 começaram a chegar os desportistas e os aspirantes. Famílias inteiras reuniram-se no espaço da Escola Francesa de Maputo neste sábado 16 de Abril, meio encoberto, e por isso excelente para esta prova desportiva bastante exigente.

Equipas inscritas, números atribuídos e eis que se encontram os atletas para a prova de natação, ciclismo e corrida. Cada equipa era formada por alunos da escola e respectivos pais, familiares ou amigos. A nossa família também se inscreveu com o pai na natação, o colega do CE1 no ciclismo e o filho na corrida. Os trajectos foram delimitados com a respectiva antecedência e de acordo com as equipas formadas. Aos mais pequenos foi atribuído um trajecto mais leve, aos mais crescidos pedia-se uma prova mais longa.
Equipa ganhadora
A motivação dos atletas era muita e misturava-se com a convicção dos apoiantes e a diversão dos mirones. Muitas bicicletas, muitos equipamentos de banho e muito calçado "aerodinâmico" para a melhor prestação possível. A escola francesa encheu para uma grande manhã desportiva. 

A primeira leva de desportistas; dadas as braçadas do primeiro elemento da equipa, impunha-se uma breve corrida até à plataforma das bicicletas e eis que partiam os segundos elementos, os ciclistas. Completado o trajecto sobre duas rodas, eis que partiam os últimos elementos, os corredores, para o percurso em corrida e sprint final até à meta. Esta maratona estendeu-se por toda a manhã, pois a afluência era muita.
John na bicicleta
John a chegar à meta
Afonso na linha de partida aguardando a chegada do colega
Foi divertido ver o espírito competitivo dos mais novos, o esforço dos mais maduros e o apoio dos barrigudos e já fora das lides atléticas. Pais derem tudo pela equipa dos filhos, avós incentivaram os netos, amigos puxaram pelos colegas, tudo em perfeita atmosfera desportiva. Uma manhã que proporcionou um convívio e uma camaradagem entre pais, filhos, professores, amigos e pessoal auxiliar da Escola Francesa. 

Também a restauração esteve presente no espaço, pois é sabido que a fome é mais sentida por quem se esforça para ser o melhor. Foi pedida uma contribuição às mães cozinheiras para que o bufet ficasse mais recheado. A escola proporcionou amburgueres no pão, cachorros quentes, bolos e bolinhos, muita bebida para crescidos e crianças, tudo a preços muito acessíveis.  Os nossos pastéis de nata caseiros foram um sucesso!

Contabilizados os tempos e os resultados, impunha-se a atribuição das respectivas medalhas. Esta foi a parte que falhou! Os controladores de tempos que nos seus postos se encontravam, não registaram bem os tempos de algumas chagadas, o que se verificou em resultados estranhos e pouco fiáveis. Prontamente a direcção deste torneio se responsabilizou e decidiu que durante a semana seriam divulgados os resultados correctos e a atribuição das medalhas respectivas.  O amadorismo tem destes contratempos! 

Mas a boa notícia é que a equipa da nossa família ficou em primeiro lugar no grupo etário respectivo. Parabéns ao pai pelo esforço na natação, ao colega pela bela prova de ciclismo, e ao filho que é bom a correr.

Afonso a chegar à meta
Foi bom sentir o convívio e fazer parte desta manhã desportiva. Bem hajam.

CSD


Comentários

Mensagens populares