MAPUTO NO CASAMENTO REAL


Também nós, que a milhares de quilómetros estamos, assistimos em solo britânico, ao Casamento Real.  

Insígnia do Alto Comissariado britânico em Maputo
Os jardins do Alto Comissariado Britânico de Maputo abriram as suas portas aos convidados que nesta sexta feira dia 29 de Abril de 2011 testemunharam o aniversário de Sua Majestade a Rainha, e o Casamento Real entre o Principe William e Miss Catherine Middleton.

Jardins do Alto Comissariado Britânico
Lá como cá, os convidados foram chegando à hora prevista. De convite na mão, os privilegiados foram  pintando de cor e de alegria a Cerimónia Real. O céu carregado de Inglaterra contrastava com o sol quente e brilhante da cidade das Acácias. A ancestral Abadia de Westminster invejava os majestosos jardins do Alto Comissariado em Maputo. Os trajes formais tipicamente ingleses suspiravam pelos cortes bem mais leves dos convidados de África. De tudo se viu nesta cerimonia real. Dois Kiltes da Escócia contrastavam com fatos escuros e claros de linho e algodão, um chapéu de coco rivalizava com os vários chapéus femininos, talhados para altas cerimónias. Os fatos "Channel" intimidavam as sandálias achineladas. A verdade é que a "formalidade" é mais ligeira e colorida por estas terras.

Jardins do Alto Comissariado Britânico
As nacionalidades foram-se misturando, as palavras conciliando e a mente de cada um foi gravando os momentos do "sim" Real. Nos vários écrans estrategicamente posicionados ao longo do jardim iam passando as imagens dos causadores da nossa presença em solo britânico. Para os mais antigos uma repetição, para outros uma oportunidade de rever e fazer contactos e para os mais novos e sonhadores a esperança de um dia serem eles próprios os protagonistas de festa semelhante. Por entre conversas e opiniões foram passando bebidas e salgados, alimentando estômagos já famintos e reclamantes.  Também um conjunto de músicos animou os poucos tempos mortos da festa. 

Conjunto musical "Umbrella"
Aplausos para o desfecho do enlace e para os discursos habituais do anfitrião e do ilustre convidado moçambicano. Os hinos moçambicano e britânico foram entoados com mais ou menos paixão e as qualidades vocais do Sr. Embaixador foram uma surpresa para os presentes.


Mas as surpresas não acabariam ali. Brindando cada língua falada em Maputo, sua excelência o Sr. Embaixador Britânico surpreendeu todos e cada um, com algumas palavras em três idiomas: changana, português e inglês. Brindes feitos seguiram-se promessas de mais e melhor cooperação entre o Reino de Sua Majestade e o "Reino" de sua Excelência o Presidente Armando Emilío Guebuza.

No final, um vasto buffet de carnes e sobremesas, para não só a alma ter o que recordar. 

Para os mais divertidos e afoitos, dois jogos de adivinhas se apresentaram:
Quantos quilos pesaria o bolo de aniversário exposto?
Quanto pesará?
Quantos rebuçados estariam no interior do pote de vidro ?
Quantos rebuçados estarão lá dentro?
Cada palpite, uma senha com o número por nós imaginado.

Coube uma vez mais ao Sr. Embaixador, o anúncio do resultado final. E sabem quem adivinhou o número de rebuçados? Eu, claro! 646 rebuçados foi o meu palpite certeiro. Como prémio, uma medalha oficial comemorativa do casamento Real Britânico. E já agora, o bolo pesava 13.550 kg.


E pronto. Boda consumada, merenda comida, companhia desfeita!
Viva os noivos!

CSD   



Comentários

Mensagens populares