WHITE RIVER – ÁFRICA DO SUL

Apesar de já andar um pouco debilitada devido aos meus problemas habituais de sinusite, eu e a minha família aceitámos o convite para passar um fim-de-semana na África do Sul. O dia dos namorados devia ser festejado de uma forma diferente!

Desta vez o nosso grupo de amigos levou-nos para a região de White River na África do Sul.
Dois jipes com 10 portugueses partiram sexta ao final do dia e após termos passado as habituais burocracias das fronteiras, mais alguns quilómetros, chegámos finalmente a um lodge em White River chamado Pine Lake Inn. Ficámos hospedados em casas típicas, geminadas, muito bem mobiladas e com tudo o que é essencial.
Barragem de Pine Lake Inn
Casinhas geminadas


Um local ideal para quem quer passar um tempo descontraído, no meio da natureza e sem stresses. Como a noite já ia avançada, recolhemos às nossas casinhas para uma noite dormida sob as estrelas sul-africanas.


Quando nasceu, o dia foi uma agradável surpresa. Um lago enorme surgiu na frente da nossa janela, muitos patos, muita relva verde, muito arvoredo e até uma barragem. O dia estava muito bonito e as cores da manhã davam ao lago uma tonalidade surpreendente.
Tomámos o nosso pequeno-almoço e decidimos partir à descoberta de White River e os seus arredores. Após um café na "cidade" rumámos em direcção a Graskop.
Na estrada visitámos as MacMac Falls, uma queda de água que se revelou uma agradável surpresa.



MacMac Falls


Continuando estrada fora, pudemos apreciar toda uma vegetação diferente e alguns macacos que nos saudaram á nossa passagem. Mais quilómetros percorridos e chegámos a Pilgrim's Rest. Trata-se de uma antiga aldeia mineira muito típica, constituída por casas quase "nómadas" prontas a ser transportadas assim que o metal precioso iniciasse a sua escassez.





Almoçamos um buffet variado acompanhado por cânticos entoados pelo pessoal do próprio restaurante.

Dança dos empregados do restaurante

Fora do recinto, estavam uns putos (locais) que dentro de um fato-macaco fechado até acima da cabeça, tipo espantalho, e com os cabos de vassouras metidos nas mangas, batiam com as suas galochas sempre que se aproximavam estrangeiros. A cada tilintar de moeda caída, a dança intensificava-se. Dança curiosa aquela!
Putos Espantalhos

Após o repasto, partimos desta vez em direcção a Sabie. God's Window e Forest View valem o sacrifico de subir a imensa escadaria embrenhados numa vegetação húmida e atípica. Lá em cima, como se de uma janela se tratasse, podemos apreciar uma paisagem fantástica e imponente.

Grande Canyon

É o verde selvagem a perder de vista e a lembrar-nos a nossa insignificância face á poderosa natureza. Pelo caminho ainda tivemos oportunidade de ver o desfiladeiro do Blyde River Canyon. A vista fez-nos recordar algumas imagens de filmes americanos, mas ali era mesmo real. E como o sol começou a esconder-se, iniciámos o regresso a casa. Acabámos por jantar num shopping a céu aberto já em White River, muito bem organizado e com lojas com muita qualidade. É a África do Sul em toda a sua sabedoria.

Nessa noite, já instalados na nossa casa, a natureza decidiu brindar-nos com uma trovoada assombrosa. Nunca na minha vida tinha ouvido trovões de tamanha intensidade, ao ponto de toda a casa tremer. As madeiras estalavam, as janelas tilintavam e as portas rangiam ao assobiar do vento. A chuva batia nas nossas vidraças como em protesto por também ela não poder dormir. Escusado será dizer que ninguém pregou olho. Mas com o amanhecer descobrimos que afinal tudo se encontrava exactamente nos mesmos sítios, com as mesmas cores e os mesmos sons. Não se tinha passado mesmo nada. O dia dos namorados estava salvo. África é isto mesmo.

Pine Lake Inn
Partimos, desta vez já com as malas prontas e despedimo-nos deste lodge com muita vontade de voltar. A direcção tomada foi Nelspruit, outra cidade da África do Sul, próximo de Maputo e onde todos os moçambicanos e não só, apanham um banho de civilização. A caminho, tentámos por várias vezes reservar um almoço no famoso Oliver's Restaurant mas não tivemos sorte. Todos os namorados se tinham antecipado. Acabámos por almoçar no shopping MOLE. Depois de algumas compras e de um bom almoço no restaurante Spur, rumámos a casa, muito satisfeitos com o passeio.

O pior veio depois com o acentuar da minha crise de sinusite que me levou á cama durante 4 dias. Mas agora já recuperada, vamos ao próximo passeio!

CSD

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares